A prática de leitura dos alunos da escola de educação profissional Concórdia

Autores

  • Morgana Sandi Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Orestes Trevisol Neto Universidade do Estado de Santa Catarina / Universidade Comunitária da Região de Chapecó https://orcid.org/0000-0001-5446-2153

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2020.155148

Palavras-chave:

Leitura, Biblioteca escolar, Adolescentes

Resumo

Esta pesquisa busca responder como ocorre a prática de leitura entre os adolescentes vinculados aos cursos de Aprendizagem da Escola de Educação Profissional Concórdia? O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as práticas de leitura do público adolescente matriculado em cursos de Aprendizagem da Escola de Educação Profissional Concórdia. Como objetivos específicos buscou-se identificar qual é o nível de interesse dos adolescentes pela leitura; identificar quais são os seus hábitos e preferências de leitura; apontar quem são os agentes incentivadores da prática de leitura; apurar qual é o interesse dos adolescentes no tocante à utilização da biblioteca escolar. A pesquisa realizada foi quantitativa e a coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário impresso com 17 questões abertas, fechadas e de múltipla escolha, que foi aplicado para 161 alunos. Os resultados obtidos apontaram dados relevantes em relação aos hábitos de leitura dos adolescentes pesquisados, indicando que o número de leitores supera o de não leitores e que preferem a leitura de materiais impressos. Além disso, o livro é um dos materiais preferidos para leitura e os livros lidos são considerados de “literatura de massa”. Entretanto, a pesquisa revelou que, apesar de haver biblioteca na escola em que estudam, a maior parte dos adolescentes não frequenta a biblioteca escolar com assiduidade.

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Biografia do Autor

  • Morgana Sandi, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

    Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ, Brasil.

    Atuou como auxiliar de biblioteca na biblioteca do Senai, unidade de Concórdia.

  • Orestes Trevisol Neto, Universidade do Estado de Santa Catarina / Universidade Comunitária da Região de Chapecó

    Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Brasil.

    Bibliotecário da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Brasil e Professor no curso de Biblioteconomia EaD da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ, Brasil.

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Publicado

2020-08-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A prática de leitura dos alunos da escola de educação profissional Concórdia. (2020). Biblioteca Escolar Em Revista, 7(1), 57-81. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2020.155148