As disciplinas de didática em cursos de pedagogia no Brasil e a ocorrência da temática biblioteca escolar: um estudo bibliométrico das influências bibliográficas

Autores

  • João Melo Maricato Universidade Federal de Goiás. Curso de Biblioteconomia
  • Andrea Pereira Santos Universidade Federal de Goiás. Curso de Biblioteconomia.
  • Raidan Cruz Silveira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2015.106615

Palavras-chave:

Pedagogia. Didática. Biblioteca escolar. Bibliometria. Bibliografias.

Resumo

Objetiva-se conhecer as influências bibliográficas nas disciplinas de didática em cursos de Pedagogia no Brasil e a ocorrência da temática biblioteca escolar. Trata-se de um estudo bibliométrico das referências/citações aplicado aos planos de ensino. Na metodologia selecionamos um Corpus composto por 29 universidades: (6) da região norte, (8) da região nordeste, (4) da região centro-oeste (7) da região sudeste e (4) da região sul. Com a caracterização das disciplinas de didática foram identificados publicações e autores mais citados. Constatou-se, por meio da análise dos sumários e índices das publicações e pela leitura técnica dos 19 livros mais influentes, que nenhuma apresenta ou discute a temática biblioteca escolar de maneira substancial. Pode-se afirmar que a compreensão da biblioteca escolar como instrumento pedagógico não está concreta para os estudiosos da área de didática. Porém, é relevante reafirmar o potencial pedagógico da biblioteca escolar na trajetória escolar do aluno, principalmente àqueles inseridos nas séries iniciais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Melo Maricato, Universidade Federal de Goiás. Curso de Biblioteconomia
    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo – USP. Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás – UFG.
  • Andrea Pereira Santos, Universidade Federal de Goiás. Curso de Biblioteconomia.
    Doutorado em Geografia Humana pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás – UFG.
  • Raidan Cruz Silveira, Universidade Federal de Goiás
    Bacharel em Bibliteconomia pela Universidade Federal de Goiás

Downloads

Publicado

2015-08-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As disciplinas de didática em cursos de pedagogia no Brasil e a ocorrência da temática biblioteca escolar: um estudo bibliométrico das influências bibliográficas. (2015). Biblioteca Escolar Em Revista, 4(1), 37-54. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2015.106615