Letramento Infantil na Biblioteca Escolar: desenvolvendo habilidades básicas para futuros leitores competentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.111294

Palavras-chave:

letramento, alfabetização, primeira infância, professores, bibliotecários, letramento infantil, early literacy, biblioteca escolar, bebês, crianças

Resumo

Este artigo busca relatar parte da experiência e aprendizado da autora atuando como bibliotecária no Sistema de Biblioteca Publicas de Miami Dade (MDPLS) em Miami, Estados Unidos. Apresenta o conceito de Letramento Infantil (Early Literacy) e as seis competências básicas para seu desenvolvimento em bebês e crianças de zero mês a seis anos de idade em relação aos hábitos de leitura e interação com os livros e biblioteca. Aponta para o importante e estratégico papel da biblioteca escolar e da integração de práticas profissionais entre bibliotecários e professores escolares quanto ao desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, considerando os conceitos de letramento e alfabetização, em leitores na primeira infância. Reconhece na biblioteca escolar, importante aliada no processo de criação e apropriação de hábitos de leitura, alem do desenvolvimento de opinião crítica nos pequenos cidadãos, quando apropriadamente incluída nos projetos pedagógicos da instituição de ensino

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Biografia do Autor

  • Nádia Maria dos Santos Hommerding
    Docente do curso de Pós-graduação da Escola Pós-Graduada da FESPSP (Núcleo de Ciência da Informação)

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Publicado

2016-04-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Hommerding, N. M. dos S. (2016). Letramento Infantil na Biblioteca Escolar: desenvolvendo habilidades básicas para futuros leitores competentes. Biblioteca Escolar Em Revista, 4(2), 33-52. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.111294