Sôbre a presença de cloaca e respiração intestinal no Cascudo [Loricariidae: Plecostomus plecostomus (Linn.)]

Autores

  • Paulo Sawaya Departamento de Fisiologia Geral e Animal. Universidade de São Paulo
  • Lina Maria de Petrini Departamento de Fisiologia Geral e Animal. Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2526-3382.bffclzoologia.1960.120431

Palavras-chave:

Cascudos, Peixes de água doce, Trato intestinal

Resumo

As experiências e observações realizadas em Cascudos (Plecostomus plecostomus) sôbre o trato intestinal terminal e suas relações com a respiração permitem as seguintes considerações:

1. Os Plecostomus são providos de uma cloaca formada por dilatação do reto, na qual se abre o seio urogenital. A cloaca se comunica com o exterior por meio do orifício anal.

2. A bexiga urinária dupla septada, recebe os dutos gonadais formando o seio urogenital.

3. O orifício anal anal localiza-se numa papila que constitui a papila anal, distante 8-10 mms da base da nadadeira anal.

4. A penetração dos gases ou da água nos intestinos faz-se por movimentos rítmicos da papila anal perceptíveis externamente.

5. Os Plecostomus utilizam provavelmente os intestinos para troca dos gases da respiração, dissolvidos na água ou existentes no ar.

6. Os intestinos de Plecostomus são providos de densa rêde de capilares sanguíneos, que provém da artéria celíaca e, depois de penetrarem na parede intestinal voltando em sentido retógrado ao ponto de origem dessa artéria.

7. Na luz do intestino são evidentes numerosas bôlhas gasosas que se movimentam ritmicamente acompanhando as pulsações rítmicas da papila anal 

Downloads

Publicado

1960-12-08

Edição

Seção

Artigos