O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita.

  • A revisão do inglês foi feita por profissional especializado e o comprovante foi anexado.

  • As “Diretrizes aos Autores” foram totalmente seguidas.

  • As figuras e tabelas estão inseridas após as referências, no mesmo arquivo.

  • O protocolo experimental aprovado pelo Comitê de Ética foi anexado.

  • A Carta de Transferência de Direitos assinada foi anexada.

  • O tipo do artigo (Artigo Completo, Artigo de Revisão ou Nota Prévia/Relato de Caso) foi identificado antes do título e texto do documento.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

 

O periódico Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science é uma publicação trimestral, exclusivamente online e em inglês, vinculada à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo e conta com o apoio da Fundação Medicina Veterinária (FUMVET). Destina-se a publicar trabalhos científicos sobre medicina veterinária e ciências afins.

 

Política Editorial

 

Os trabalhos encaminhados para publicação são submetidos à aprovação da comissão editorial, com assessoria de especialistas da área (peer review). A lista de colaboradores (avaliadores) é publicada anualmente, com o fechamento do volume. Os trabalhos cujos textos necessitarem de revisões ou correções que não puderem ser feitas pelos editores serão devolvidos aos autores. Os trabalhos aceitos para publicação tornam-se propriedade dessa revista. Os autores são responsáveis pelos conceitos e informações neles contidos. Os trabalhos que tratam de pesquisa que use animais deverão apresentar a aprovação do protocolo experimental por Comitê de Ética. Qualquer que seja o tipo do trabalho deverá ser inédito e destinar-se exclusivamente a este periódico. Os trabalhos para publicação deverão ser submetidos no portal de revistas da USP no URL: http://www.revistas.usp.br/bjvras.

 

Direitos autorais

 

Uma vez aprovado o manuscrito, os autores devem conceder uma licença exclusiva para publicar o artigo na forma eletrônica. A lei de direitos autorais requer que os autores forneçam à BJVRAS as permissões para uso de materiais publicados por outros periódicos ou editoras, o que inclui figuras, tabelas e imagens. As permissões devem ser inseridas no sistema como um arquivo suplementar.

 

Taxa de Publicação

 

Após o aceite do artigo, será cobrada a taxa de R$ 800,00. Toda a tramitação necessária para publicação será iniciada após o pagamento da taxa.

 

Condições para Submissão

 

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados abaixo. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

  • A contribuição é original e inédita.
  • A revisão do inglês foi feita por profissional especializado e o comprovante foi anexado.
  • As “Diretrizes aos Autores” foram totalmente seguidas.
  • As figuras e tabelas estão inseridas após as referências, no mesmo arquivo.
  • O protocolo experimental aprovado pelo Comitê de Ética foi anexado.
  • A Carta de Transferência de Direitos assinada foi anexada;
  • O tipo do artigo (Artigo Completo, Artigo de Revisão ou Nota Prévia/Relato de Caso) foi identificado antes do título e texto do documento.

 

Apresentação dos Trabalhos

 

 O Artigo Completo deve:

  1. Ser escrito em língua inglesa;
  2. Limitar-se ao máximo de quinze páginas digitadas, não contando apenas as páginas onde constem tabelas e ilustrações;
  3. Usar somente nomenclaturas oficiais e abreviaturas consagradas, não empregando abreviaturas no título do artigo;
  4. Ser estruturado dentro dos seguintes itens:

a)    Título em inglês e português;

b)    Autores e filiação institucional;

c)     Abstract/Keywords e Resumo/Palavras-chave (limitadas a cinco);

d)    Introduction;

e)    Materials and Methods;

f)      Results;

g)    Discussion (se conveniente, é possível a associação dos tópicos “Results” e "Discussion”);

h)    Conclusion;

i )    Conflict of Interest;

j)      Acknowledgements;

k)      References.

 

A Nota Prévia / Relato de Caso deve:

1.     Ser escrita em língua inglesa.
2.     Limitar-se ao máximo de cinco páginas digitadas.
3.     Usar somente nomenclaturas oficiais e abreviaturas consagradas, não empregando abreviaturas no título do artigo.
4.     Não devem ser subdivididos em seções separadas (Introduction, Materials and Methods, Results, etc.), mas devem apresentar, obrigatoriamente, dois resumos (inglês e português), com Keywords/Palavras-chave, além de referências.

 

Artigos de revisão

Só poderão ser publicados por especialistas de renome a convite da comissão editorial. Não devem ser subdivididos em seções separadas (Introduction, Materials and Methods, Results, etc.), mas devem apresentar, obrigatoriamente, dois resumos (inglês e português), com Keywords/Palavras-chave, além de referências.

 

* Quando o artigo for originado de uma dissertação ou tese, os autores deverão mencionar em nota de rodapé.

 

Características

Formatação: folha em tamanho A4, espaçamento entre linhas de 1,5, margens de 2 cm e fonte Times New Roman, tamanho 12.

 

Página de rosto: elemento obrigatório que deve ser enviado separado do arquivo do artigo e deve conter o título do artigo (inglês e português), nome completo e sem abreviações dos autores, instituições de origem (em português), endereço de e-mail e ORCID (Open Researcher and Contributor ID) de todos os autores. Para o autor-correspondente, indicar o endereço institucional completo.

 

Idioma: deverão estar escritos em língua inglesa, com certificado de revisão realizada por profissional especializado. Os pesquisadores deverão assumir os custos da revisão.

 

Tabelas: devem ser numeradas em algarismos arábicos e encabeçadas por um título, seguido de local e data. O limite de tabelas por trabalho é de cinco. Em casos excepcionais, conhecida a opinião da comissão editorial, esse número poderá ser ultrapassado. Para citar as tabelas no texto, indicar a nomenclatura por extenso conforme segue: se estiver entre parênteses utilizar letra maiúscula na inicial da palavra, ex: “(Table 1)” e minúsculas se estiver inserida no texto, ex. “table 1”. As tabelas devem ser inseridas após as referências, no mesmo arquivo do manuscrito.

 

Figuras (fotografias, gráficos, quadros, desenhos ou esquemas): devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e citadas no texto. As ilustrações devem ser identificadas com o título e fonte, quando não forem de autoria própria. Os gráficos devem trazer sempre os valores numéricos que lhes deram origem. Para citar as ilustrações no texto, indicar a nomenclatura por extenso conforme segue: se estiver entre parênteses, utilizar letra maiúscula na inicial da palavra, ex: “(Figure 1)” e minúsculas se estiver inserida no texto, ex. “figure 1”. As figuras devem ser inseridas após as referências, no mesmo arquivo do manuscrito.

 

Agradecimentos (Acknowledgements): a critério dos autores. 

 

Financiamento (Financial support): a critério dos autores. Recomenda-se, neste item, citar a agência financiadora da pesquisa, quando houver. Os autores devem lembrar que algumas agências de fomento definem por portaria / resolução a forma como o agradecimento será ser feito.

 

Contribuição dos autores (Authors Contributions): a critério dos autores. Recomenda-se, neste item, apresentar a contribuição de cada um dos autores e colaboradores do artigo.

 

Referências (References):  

  • A partir de 2019 as referências seguem a norma Vancouver, disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/;
  • Os títulos dos periódicos devem ser abreviados de acordo com  o Index Medicus/Medline: http://www2.bg.am.poznan.pl/czasopisma/medicus.php?lang=eng   sem destaque; T
  • Todos autores devem ser incluídos na referência 
  • Quando os artigos citados possuírem título e resumo em mais de um idioma, a referência deverá ser da versão em inglês;
  • Referências a resumos apresentados em eventos não serão aceitas;
  • As referências são organizadas por ordem alfabética e reunidas no final do trabalho;

Para referenciar tipos documentais não exemplificados a seguir, consulte os fascículos já publicados

       

Artigos de periódico

Mähler M, Berard M, Feinstein R, Gallagher A, Illgen-Wilcke B, Pritchett-Corning K, Raspa M. FELASA recommendations for the health monitoring of mouse, rat,hamster, guinea pig and rabbit colonies in breeding and experimental units. Lab Anim. 2014;48(3):178-92. http://dx.doi.org/10.1177/0023677213516312. PMid:24496575

 

Livro

Boon JA. Veterinary echocardiography. 2nd ed. Ames, Iowa: Wiley-Blackwell; 2011.

 

Capítulos de livro

Quando o autor do capítulo e do livro são os mesmos

Boon JA. Veterinary echocardiography. 2nd ed. Ames, Iowa: Wiley-Blackwell; 2011. Chapter 4, Evaluation of size, function, and hemodynamics; p. 153-266.

 

Quando o autor do capítulo é diferente do autor do livro

Ackermann MR. Inflammation and healing. In: Zachary JF, McGavin MD. Pathologic basis of veterinary disease. 5th ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2012. p. 89-146.

 

Dissertações e  teses

Molina CV. Pathogen surveillance (Leptospira spp., Rotavirus, Hepatitis E virus and Norovirus) in a wild golden-headed lion tamarin (Leontopithecus chrysomelas) population from an urban Atlantic Forest park in Niterói, Rio de Janeiro, Brazil [thesis]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia; 2018. 137 s.

 

Documentos legais

Brasil. Instituto Mineiro de Agropecuária. Portaria nº 1.736, de 27 de julho de 2017. Altera a Portaria nº 1305/2013, de 30 de abril de 2013, que dispõe sobre o período de maturação do Queijo Minas Artesanal. Diário Oficial do Estado, Belo Horizonte (2017 Jul 28)[cited 2019 May 28]. Available from: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=346814.

 

Citações:

Devem ser apresentadas no texto e subordinar-se à forma (Autor, data), como no exemplo “(Santos, 2001)”. E quando a citação estiver inserida no texto, ex.: “Santos (2001)”. Ao utilizar mais de uma citação, as mesmas devem ser mencionadas em ordem cronológica e separadas por “&”.

 

Um autor – sobrenome do autor e data

Valberg (1996) ou (Valberg, 1991);

 

Dois autores – sobrenome dos autores e data

Strunk & White (1979) ou (Strunk & White, 1979);

 

Três ou mais autores – sobrenome do primeiro autor com a expressão “et al.” sem itálico

Carvalho et al. (2003) ou (Carvalho et al., 2003);

 

Citação de publicações do mesmo autor com o mesmo ano diferencia-se por letras:

Carvalho et al. (2003a, 2003b) ou (Carvalho et al., 2003a, 2003b);

 

Várias citações dentro do mesmo parêntese:

( Strunk & White, 1979; Santos, 2001; Carvalho et al., 2014a, 2014b).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.