Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

 

O periódico Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science é uma publicação trimestral, exclusivamente online e em inglês, vinculada à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo e conta com o apoio da Fundação Medicina Veterinária (FUMVET). Destina-se a publicar trabalhos científicos sobre medicina veterinária e ciências afins.

 

Política Editorial

 

Os trabalhos encaminhados para publicação são submetidos à aprovação da comissão editorial, com assessoria de especialistas da área (peer review). A lista de colaboradores (avaliadores) é publicada anualmente, com o fechamento do volume. Os trabalhos cujos textos necessitarem de revisões ou correções que não puderem ser feitas pelos editores serão devolvidos aos autores. Os trabalhos aceitos para publicação tornam-se propriedade dessa revistaOs autores são responsáveis pelos conceitos e informações neles contidos. Os trabalhos que tiverem a utilização de animais deverão apresentar a aprovação do protocolo experimental por Comitê de Ética. Qualquer que seja o tipo do trabalho deverá ser inédito e destinar-se exclusivamente a esse periódico. Os trabalhos para publicação deverão ser submetidos no portal de revistas da USP no URL: http://www.revistas.usp.br/bjvras.

 

Direitos autorais

 

Uma vez aprovado o manuscrito, os autores devem conceder uma licença exclusiva para publicar o artigo na forma eletrônica. A lei de direitos autorais requer que os autores forneçam à BJVRAS as permissões para uso de materiais publicados por outros periódicos ou editoras, o que inclui figuras, tabelas e imagens. As permissões devem ser inseridas no sistema como um arquivo suplementar.

 

Taxa de Publicação

 

Após o aceite do artigo, será cobrada a taxa de R$ 400,00. Toda a tramitação necessária para publicação será iniciada após o pagamento da taxa.

 

Condições para Submissão

 

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

  • A contribuição é original e inédita.
  • A revisão do inglês foi feita por profissional especializado e o comprovante foi anexado.
  • As “Diretrizes aos Autores” foram totalmente seguidas.
  • As figuras e tabelas estão inseridas após as referências, no mesmo arquivo.
  • O protocolo experimental aprovado pelo Comitê de Ética foi anexado.
  • A Carta de Transferência de Direitos assinada foi anexada.

 

Apresentação dos Trabalhos

 

Artigo completo

1.     Ser escrito em língua inglesa.

2.     Limitar-se ao máximo de quinze páginas digitadas, não sendo contadas apenas as páginas onde constem tabelas e ilustrações.
3.     Usar somente nomenclaturas oficiais e abreviaturas consagradas, não empregando abreviaturas no título do artigo.
4.     Ser estruturado dentro dos seguintes itens:

a)    Título em inglês e português;

b)    Autores e filiação institucional;

c)     Abstract/Keywords e Resumo/Palavras-chave (limitadas a cinco);

d)    Introduction;

e)    Materials and Methods;

f)      Results;

g)    Discussion (se conveniente, é possível a associação dos tópicos “Results” e “Discussion”);

h)    Conclusion;

i)      Acnowledgements;

j)      References.

 

Nota Prévia / Relato de Caso

1.     Ser escrita em língua inglesa.
2.     Limitar-se ao máximo de cinco páginas digitadas.
3.     Usar somente nomenclaturas oficiais e abreviaturas consagradas, não empregando abreviaturas no título do artigo.
4.     Não devem ser subdivididos em seções separadas (Introduction, Materials and Methods, Results, etc.), mas devem apresentar, obrigatoriamente, dois resumos (inglês e português), com Keywords/Palavras-chave, além de referências.

 

Artigos de revisão

Só poderão ser publicados por especialistas de renome a convite da comissão editorial. Não devem ser subdivididos em seções separadas (Introduction, Materials and Methods, Results, etc.), mas devem apresentar, obrigatoriamente, dois resumos (inglês e português), com Keywords/Palavras-chave, além de referências.

 

* Quando o artigo for originado de uma dissertação ou tese, os autores deverão mencionar em nota de rodapé.

 

Características

 

Digitação: formato A4, espaço 1,5, margens de 2 cm e fonte Times New Roman, tamanho 12.

 

Página de rosto: elemento obrigatório, onde deve conter o título do artigo (inglês e português), nome completo e sem abreviações dos autores, instituições de origem (em português) e endereço de e-mail de todos os autores.  Para o autor-correspondente, indicar o endereço institucional completo.

 

Idioma: deverão estar escritos em língua inglesa, com certificado de revisão realizada por profissional especializado. Os pesquisadores deverão assumir os custos da revisão.

 

Tabelas: devem ser numeradas em algarismos arábicos e encabeçadas por um título, seguido de local e data. O limite de tabelas por trabalho é de cinco. Em casos excepcionais, conhecida a opinião da comissão editorial, este número poderá ser ultrapassado. Para citar as tabelas no texto indicar a nomenclatura por extenso conforme segue: se estiver entre parênteses utilizar letra maiúscula na inicial da palavra, ex: “(Table 1)” e minúsculas se estiver inserida no texto, ex. “table 1”. As tabelas devem ser inseridas após as referências, no mesmo arquivo do manuscrito.

 

Figuras (fotografias, gráficos, quadros, desenhos ou esquemas): devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e citadas no texto. As ilustrações devem ser identificadas com o título e fonte, quando não forem de autoria própria. Os gráficos devem trazer sempre os valores numéricos que lhes deram origem. Para citar as ilustrações no texto indicar a nomenclatura por extenso conforme segue: se estiver entre parênteses utilizar letra maiúscula na inicial da palavra, ex: “(Figure 1)” e minúsculas se estiver inserida no texto, ex. “figure 1”. As figuras devem ser inseridas após as referências, no mesmo arquivo do manuscrito.

 

Agradecimentos (Acknowledgements): a critério dos autores. Recomenda-se, neste item, citar a agência financiadora da pesquisa, quando houver.

 

Referências (References): As referências são organizadas por ordem alfabética e reunidas no final do trabalho. Devem ser relacionados todos os autores (não usar a expressão et al.), em letras maiúsculas. Os títulos de periódicos devem ser mencionados por extenso (sem abreviar) e em negrito. Quando os artigos citados possuírem título e resumo em mais de um idioma, a referência deverá ser da versão em inglês. Referências a resumos apresentados em eventos não serão aceitas. Para referenciar tipos documentais não exemplificados a seguir, consultar os fascículos já publicados.

 

Artigos de Periódico

KOTZEKIDOV, P.; BLOUKAS, J. G. Effect of protective cultures and packaging film permeability on shelflife of sliced vacuum-pocked cooked ham. Meat Science, v. 42, n. 3, p. 333-345, 1996. doi: http://dx.doi.org/10.1016/0309-1740(95)00038-0.

 

Artigos de periódicos eletrônicos

MENDONÇA JR., C. X.; MARTINS, A. P.; MORI, A. V.; SILVA, A. B.; MORI, C. S. Effect of fish oil added to the diet on performance, blood plasma lipids and egg yolk cholesterol of laying hens. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, v. 37, n. 1, 2000. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-95962000000100014.

 

Livro

HALLIWELL, R. E. W.; GORMAN, N. T. Veterinary clinical immunology. London: W. B. Saunders, 1989. 548 p.

 

Autor diferente para livro e capítulo

FENNER, W. R. Avaliação neurológica dos pacientes. In: ETTINGER, S. J. Tratado de medicina interna veterinária. 3. ed. São Paulo: Manole, 1992. p. 577-606.

 

Mesmo autor para o livro e capítulo

THORTON, H. Deleterious changes in meat. In: THORTON, H. Aspects of meat inspection. London: Thindall & Cassel, 1973. p. 63-72.

 

Tese

BIRGEL, E. H. Estudo do quadro eritrocitário de caprinos (Capra hircus, L.) normais criados no Estado de São Paulo: influências de fatores raciais, sexuais, etários e alimentares. 1973. 92 f. Tese (Livre Docência) - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1973.

 

Evento (trabalho na íntegra)

OLIVEIRA, C. A. Hormonoterapia em cadelas e gatas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE REPRODUÇÃO ANIMAL, 9., 1991, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Colégio Brasileiro de Reprodução Animal, 1991. p. 100-111.

 

Citações: devem ser apresentadas no texto e subordinar-se à forma (AUTOR, data), como no exemplo “(SANTOS, 2001)”. Quando a citação estiver inserida no texto utilizar letra minúscula, ex.: “Santos (2001)”. Ao utilizar mais de uma citação, as mesmas devem ser mencionadas em ordem cronológica e separadas por ponto-e-vírgula.

 

Um autor – sobrenome do autor e data

Valberg (1996) ou (VIEIRA, 1991)

 

Dois autores – sobrenome dos autores e data

Strunk e White (1979) ou (STRUNK; WHITE, 1979)

 

Três ou mais autores – sobrenome do primeiro autor com a expressão “et al.” sem itálico

Carvalho et al. (2003) ou (CARVALHO et al., 2003)


 

BRAZILIAN JOURNAL OF VETERINARY RESEARCH AND ANIMAL SCIENCE

Transferência de Direitos[1]

 

Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC. Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre sua obra sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção a você nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais. Porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença.

 

Portanto,

 

Eu, abaixo assinado, transfiro à BJVRAS todos os direitos sobre o artigo “_______________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________” original), caso este venha a ser aprovado para publicação nessa Revista, incluindo o direito de reprodução do artigo em todos os formatos e mídias.

 

Confirmo que todos os outros autores estão cientes deste documento.

 

 

Data: ____/_____/_______

Endereço: ______________________________________________________________________________________________________

Nome Completo (por extenso): _______________________________­_______________________________________________

Assinatura: ____________________________________________________________________________________________________

 

 

 



[1] Este formulário deve ser preenchido e enviado no momento da submissão.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita.

  2. A revisão do inglês foi feita por profissional especializado e o comprovante foi anexado.

  3. As “Diretrizes aos Autores” foram totalmente seguidas.

  4. As figuras e tabelas estão inseridas após as referências, no mesmo arquivo.

  5. O protocolo experimental aprovado pelo Comitê de Ética foi anexado.

  6. A Carta de Transferência de Direitos assinada foi anexada.

 

Declaração de Direito Autoral

Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC. Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre sua obra sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção a você nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais. Porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.