Contribuições ao estudo da anatomia macroscópica do encéfalo do Bradypus torquatus (Linnaeus, 1758) e Bradypus variegatus (Schinz, 1825)

Autores

  • Jussara Rocha Ferreira Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Biológicas, Goiânia, GO
  • Vera Lúcia de Oliveira Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, Ilhéus, BA
  • Kleber Mirallia de Oliveira Universidade Salgado de Oliveira, Goiânia, GO
  • Marizane Almeida de Oliveira Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Biológicas, Goiânia, GO

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2005.26397

Palavras-chave:

Bradypus, Preguiça, Encéfalo

Resumo

A grande preocupação na preservação da fauna sul americana tem levado pesquisadores a intensa produção de trabalhos. Este trabalho constitui parte deste esforço para entender as estruturas animais, em especial do gênero Bradypus, ordem Edentata, descrevendo a anatomia macroscópica do encéfalo de duas espécies, Torquatus e Variegatus, ambas ocorrendo na mata atlântica brasileira. Os animais foram a óbito naturalmente, congelados reserva da Matinha, e descongelados, injetados, dissecados e corados por de técnicas apropriadas. Vemos as formações do neocórtex num modelo mais primitivo para mamíferos, uma predominância de áreas e estruturas ligadas ao olfato e diversas diferenças, quando comparadas a outros mamíferos, em especial a primatas. Dentre estas, a ocorrência de apenas 2 colículos no tronco encefálico, hipófise discoidal, grande fórnice e bem desenvolvidos pedúnculos cerebrais. As circunvoluções são brandas e ocorrem lobos semelhantes aos demais mamíferos, com cerebelo não recoberto pelas projeções dos telencéfalos e com proporção de até 1/4 em relação ao todo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2005-12-01

Edição

Seção

NÃO DEFINIDA

Como Citar

1.
Ferreira JR, Oliveira VL de, Oliveira KM de, Oliveira MA de. Contribuições ao estudo da anatomia macroscópica do encéfalo do Bradypus torquatus (Linnaeus, 1758) e Bradypus variegatus (Schinz, 1825). Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. [Internet]. 1º de dezembro de 2005 [citado 11º de maio de 2024];42(6):397-404. Disponível em: https://revistas.usp.br/bjvras/article/view/26397