Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

Com a reforma da Universidade de São Paulo, em 1969, O Instituto de Biociências constituiu-se como organismo independente, congregando os Departamentos dedicados ao ensino e à pesquisa nos diversos campos das Ciências Biológicas, pertencentes à então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Assim cessou a publicação Boletins da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, sendo o Boletim Zoologia, n. 26, publicado em 1969, o último desta série.

Este Boletim foi publicado com esse nome de 1937 a 1965 (nº 1 a 25), sendo então introduzida uma nova série intitulada Zoologia e Biologia Marinha, de 1969 a 1973 (nº 26 a 30), ambos sob a responsabilidade dos Departamentos de Fisiologia Geral e Zoologia e a nova série ainda sob a responsabilidade do Instituto de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo.

O Instituto de Biociências, formado pelos Departamentos de Biologia, Botânica, Fisiologia Geral e Zoologia, deciciu publicar um Boletim para cada um de seus quatro Departamentos, como o Boletim de Zoologia, nº 1, que iniciou em 1976, sob a responsabilidade do Departamento de Zoologia.