The planktonic Cladocera (Crustacea) and aspects of the eutrophication of Americana Reservoir, Brazil

Autores

  • Marlene Sofia Arcifa Zago Departamento de Zoologia. Instituto de Biociências. Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2526-3358.bolzoo.1976.121561

Palavras-chave:

Cladocera, Crustáceos

Resumo

Este trabalho refere-se a estudos levados a efeito na Represa de Americana, 22°44’20” S e 44°19’22” W. de junho de 1969 a abril de 1972. Esta represa é formada pelo represamento do Rio Atibaia, o qual recebe esgoto doméstico e industrial não sujeito a tratamento.
As coletas foram feitas a intervalos de 30 a 40 dias, em três estações. As am ostras de plâncton foram obtidas com rede, através de puxadas verticais. Paralelamente foram feitas determinações de fatores físicos, químicos e bacteriológicos.
Foram encontradas dez espécies de Cladocera: Daphnia gessneri, Ceriodaphnia cornuta, Ceriodaphnia reticulata, Moina cf. dubia, Moina sp., Diaphanosoma sp., Diaphanosoma neotropicum, Bosminopsis deitersi, Bosmina longirostris, and Eubos- mina or Neobosmina sp. As populações dessas espécies foram estimadas nas três estações. No decorrer dos três anos foram observados: aumento das concentrações de N e P inorgânicos o que indicaria uma sensível eutrofização; queda dos teores de OD no fundo; pequenas modificações da transparência, do número de bactérias coliformes, da DBO e do OD superficial; estratificações térmicas de curta duração. Quanto aos Cladocera, houve redução do número de espécies e das densidades populacionais, o que pode ter sido influenciado pelas alterações das condições tróficas ou mais provavelmente, por substâncias tóxicas inclusive o herbicida 2,4 D.

Downloads

Publicado

1976-12-09

Edição

Seção

Artigos