Estudo da regulação social em Nannotrigona (Scaptotrigona) postiça Latreille, em duas colônias (normal e com rainhas virgens, com especial referência ao polietismo etário (Hym., apidae, Meliponinae)

Autores

  • Dércio Simões Instituto de Biociências. Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • Luci Rolandi Bego Departamento de Biologia. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2526-3358.bolzoo.1979.121832

Palavras-chave:

Abelhas, Rainhas virgens, Trabalho

Resumo

Foi estudada a divisão de trabalho entre as operárias de Nannotrigona (Scaptotrigona) postiça em uma colônia normal (com rainha físogástrica) e outra, com rainhas virgens. Os principais fatos observados foram:
Do mesmo modo que ocorre em Apis, as atividades desempanhadas pelas operárias de S. postiça se modificam de acordo com a idade e, também, com as necessidades da colônia. A seqüência de atividades é semelhante entre a colônia normal e aquela com rainhas virgens. A alteração mais marcante é que existe uma antecipação de algumas atividades das operárias na colônia com rainhas virgens. A substituição da rainha físogástrica foi observada mostrando alguns aspectos comportamentais interessantes. Provavelmente, a aceitação da rainha em colônias de S. postiça se dê na fase em que a mesma encontra-se virgem. A longevidade média das operárias na colônia normal foi maior que na colônia contendo rainhas virgens.

Downloads

Publicado

1979-12-10

Edição

Seção

Artigos