Submissão

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Diretrizes para Autores

 

OBJETIVO E POLÍTICA EDITORIAL

A Cadernos de Campo – revista dos alunos de pós-graduação em antropologia social da USP é uma publicação semestral dedicada a divulgar trabalhos que versem sobre temas, resultados de pesquisas e modelos teórico-metodológicos de interesse para o debate antropológico contemporâneo e que possam contribuir no desenvolvimento de pesquisas em nível de pós-graduação, no país e no exterior.

1. Todas as contribuições serão submetidas à avaliação da comissão editorial, que levará em conta tanto a adequação ao perfil e à linha editorial da revista quanto o conteúdo e a qualidade dos trabalhos. Alguns dos formatos (Artigos e Ensaios, Resenhas, Resenhas de filmes etnográficos ou relacionados à antropologia) serão avaliados também por pareceristas da área do trabalho após serem aprovados pela comissão editorial.

2. Cadernos de Campo publicará preferencialmente trabalhos redigidos em português e também em espanhol. Eventualmente, serão aceitos trabalhos em francês e inglês, nesse caso a avaliação do trabalho e a viabilidade da publicação serão avaliados pela comissão editorial.

 3. A remessa espontânea de qualquer colaboração inédita implica automaticamente a cessão de direitos autorais (reprodução/divulgação) à Cadernos de Campo. Reservados os direitos da revista, fica autorizada a circulação posterior desses trabalhos, preferencialmente em suporte digital, sob a condição de que seja mencionada a publicação original na Cadernos de Campo.

4. Não é permitida a tradução de trabalhos publicados na Cadernos de Campo para línguas estrangeiras sem a expressa autorização da comissão editorial da revista.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS MANUSCRITOS
Todos os manuscritos encaminhados serão avaliados pela Comissão Editorial e pelo corpo de avaliadores convidados. O processo de revisão será feito por pares no formato duplo-cego (double blind peer review), é constituído por 2 ou mais avaliadoras e avaliadores designados para emitir pareceres sobre o manuscrito. 


O processo de avaliação terá as seguintes etapas:

1. Apreciação de originais: A Comissão Editorial se reúne regularmente para apreciar os artigos e estabelecer se estão ou não atendem à política editorial. Uma vez acolhidos pela Comissão Editorial, o artigo seguirá os trâmites de avaliação por pares.

2. Revisão inicial: Nessa etapa, a Equipe Editorial avalia cada manuscrito quanto ao cumprimento das normas estabelecidas nas normas de submissão e os critérios éticos e de boas práticas científicas. Caso o manuscrito não atenda às normas e formatação estabelecidas, será devolvido para correção. Em caso de verificação de plágio, ou de inadequação ética, o texto será recusado.

3. Processo de avaliação: Os originais acolhidos passam pela revisão por pares. São indicados pela Comissão Editorial, na ausência de Conflito de Interesses com autoras e autores, 2 avaliadoras ou avaliadores externos de acordo com a especialização no tema em particular.

4. Pareceres: As avaliadoras e avaliadores são orientados a informar caso exista algum Conflito de Interesses em relação ao artigo avaliado. Caso aceitem emitir os pareceres, estes serão colocados diretamente no sistema OJS. A decisão pode ser "Aceitar submissão", "Correções obrigatórias", "Submeter novamente para avaliação", "Rejeitar submissão" e "Submeter novamente para avaliação".  A partir desses pareceres, a Comissão Editorial avaliará a necessidade do manuscrito ser revisado pela autora ou autor e enviado para uma segunda rodada de avaliação pelos pares.

5. Aprovação ou rejeição: A Comissão Editorial decidirá, com base nos pareceres, sobre a aprovação ou rejeição do manuscrito. Em caso de aceite, o manuscrito entrará no processo de editoração para publicação. Antes da publicação, as autoras e autores serão consultados para a aprovação de revisão e diagramação.

Prazo 
O processo de avaliação até leva em média 5 a 7 meses a partir da data de recebimento do mansuscrito. Este prazo é estabelecido segundo a média de artigos, podendo variar de trabalho para trabalho. Essa variação se deve a diversos fatores, como a celeridade dos avaliadores, qualidade do texto, cumprimento dos prazos de retorno e resposta etc. O prazo também varia de acordo com a quantidade de rodadas de revisão que cada manuscrito demandar.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • O texto dialoga com a produção antropológica e em ciências sociais relativas ao tema em discussão
  • O texto respeita os princípios de boas práticas científicas
  • O texto obedece aos princípios éticos do trabalho antropológico
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx) ou OpenOffice (.odt).
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está digitado em página A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 cm, com margens esquerda/direita 2,5 cm, cabeçalho/rodapé 3 cm.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • As instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação. Outras informações de caráter pessoal não serão disponibilizadas para quaisquer outros fins ou para terceiros.