“Je suis Charlie” de um ponto de vista marroquino: questões de alteridade após os atentados de Paris de 2015

Autores

  • Bruno Ferraz Bartel Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v25i25p131-150

Palavras-chave:

Alteridade, Moralidades, Islã, Marrocos.

Resumo

O artigo visa interpretar a produção de alteridades a partir da questão da liberdade de imprensa aos meios de comunicação do Marrocos criada pelos ataques à sede do jornal Charlie Hebdo em janeiro de 2015, Paris. A mobilização de argumentos religiosos na mídia marroquina fez com que o repúdio aos eventos ocorridos tivesse uma controvérsia entre projetos que envolvam diálogos a partir da produção de alteridades. De um lado, a sacralidade da liberdade de imprensa, que se impõe como um importante valor moral no processo de secularização francês. De outro, a sacralização da figura do profeta Mohammed cria as condições para se discutir as formas de poder que estabelecem os limites da liberdade de imprensa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruno Ferraz Bartel, Universidade Federal Fluminense
    Doutorando em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense - PPGA/UFF. Mestre em Antropologia pela Programa de Pós-Graduação em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense - PPGA/UFF. Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrante do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC), do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisa (NUFEP) e do Núcleo de Estudos do Oriente Médio (NEOM) localizados na Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador associado do Instituto de Estudos Hispano-Lusófono (IEHL) pela Universidade Mohammed V-Adgal de Rabat (Marrocos) e membro do Centro de Estudos sobre Diversidade Religiosa e Sociedade pela Universidade Nacional de Rosário (Argentina). Professor Regente (Docente I) da Secretaria Estadual de Ensino do Rio de Janeiro (SEEDUC). Realiza pesquisas etnográficas na comunidade muçulmana sunita do Rio de Janeiro (SBMRJ) e na região de Meknes no Marrocos atuando principalmente nos seguintes temas: Ritual e Simbolismo, Antropologia do Corpo e Antropologia da Religião.

Downloads

Publicado

2017-10-02

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

“Je suis Charlie” de um ponto de vista marroquino: questões de alteridade após os atentados de Paris de 2015. (2017). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 25(25), 131-150. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v25i25p131-150