Uma aproximação etnográfica ao habitat e habitus autorrepresentados nas realizações audiovisuais de produtores informais em Santo Domingo de los Colorados (Equador)

Palavras-chave: realizadores informais, cultural material, narrativa audiovisual, autorrepresentação, ficção

Resumo

O presente artigo é uma abordagem etnográfica que utiliza as ferramentas da antropologia audiovisual para compreender as percepções do habitat e habitus auto-representados nas obras audiovisuais dos produtores informais. Estes produtores têm materializado suas obras em filmes de distribuição local na cidade de Santo Domingo de los Colorados no Equador.  Ademais, as ferramentas da etnografia audiovisual descrevem como a cultura, status económico e as trajectórias pessoais e profissionais estão relacionadas com a produção audiovisual. Esta aproximação etnográfica ajuda na descoberta de como as percepções da realidade dos produtores influenciam directamente a pré-produção, produção e pós-produção de seu trabalho. Alem disso, estas questões influem nos processos de realização dos temas, estilos, cenários e distribuição comercial. Também, tendo em conta as experiências “bricoleur” dos produtores em actuação espontânea (atores e atrizes amadores), cenas improvisadas, e o uso do espaço e desempenho do tempo, entre outros factores que dão vida ao drama narrativa como os contextos onde os filmes são filmados estão contribuindo para a originalidade da história, força e valor intrínseco.

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Biografia do Autor

Eduardo Fabio Henriquez Mendoza, Universidad Autónoma de Barcelona Universidad Autónoma de Madrid

Es candidato a Doctor en Antropología Social y Cultural Universidad Autónoma de Barcelona. Ha trabajado en diversas consultorías e investigaciones y es autor de varios artículos.

Sociólogo de la Universidad Popular del Cesar (Colombia-2008). Magister en Antropología Visual y Documental Antropológico de la Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Ecuador-2011). Donde desarrolló la tesis Prácticas y discursos en los usos y desusos de las imágenes y los objetos religiosos de la comunidad de San Diego (Cesar) Colombia, con la que obtuvo la beca de Antropología Visual Nina S. De Friedemann del Instituto Colombiano de Antropología e Historia (2011) y desarrolló el documental antropológico Hermanos del Nazareno (2011). Realizó el Diploma en Cine Documental del Observatorio de Cine Documental (Argentina-2012). Donde desarrolló el guión del documental Decimeros (2012). Profesor investigador de la Escuela de Comunicación Social, Pontificia Universidad Católica sede Santo Domingo (2013-2015). Ganador de los fondos de investigación Investigium-PUCE-SD (2014) Colaborador del la consultora Tapirus Cía. Ltda. en temas Socio-antropológicos (2012-2015). Actualmente cursa su doctorado en Antropología Social, especialidad antropología audiovisual en la Universidad Autónoma de Barcelona (España). Centra sus investigaciones en temas de antropología, etnografía audiovisual, visualidad e imagen. Actualmente realiza una investigación sobre películas realizadas por autodidactas audiovisuales en Santo Domingo (Ecuador).


 

Publicado
2018-11-23
Seção
Artigos e Ensaios