Em busca de um espaço: a linguagem gestual no candomblé - À memória de Marlene de Oliveira Cunha

Autores

  • João Alipio de Oliveira Cunha Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v26i1p15-41

Palavras-chave:

Candomble of Angola, anthropology of dance, gestures

Resumo

Neste artigo pretendo analisar a trajetória da antropóloga negra Marlene de Oliveira Cunha que foi uma das primeiras a trabalhar, no campo da Antropologia, a temática referente às gestualidades, compreendendo o corpo, a dança e a ancestralidade africana no Brasil. Na primeira parte do artigo, descrevo sua participação no movimento negro universitário e sua entrada nos estudos afroamericanos. Em seguida, apresento a sua proposta de analisar a gestualidade no candomblé de Angola na década de 1980 e as conexões com os estudos atuais da Antropologia da dança. Na terceira parte, faço uma análise da etnografia fornecida a respeito das posturas: gincado, adobá, barravento e arrebate. Na última seção, faço uma análise da pesquisa sobre a gestualidade e suas contribuições para a linha de pesquisa sobre a religião afro-brasileira e Antropologia da dança. p alavras-chave Candomblé de Angola; gestualidades; Antropologia da dança.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Alipio de Oliveira Cunha, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional, Rio de Janeiro

    Doutorando e Mestre em Antropologia Social no Museu Nacional / UFRJ; Especialista em Educação e Relações Étnico-Raciais e Licenciatura em História ambas pela Universidade Federal Fluminense, Licenciatura plena no curso de Turismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Trabalho na área de Educação e relações étnico-raciais, ligado ao patrimônio imaterial e a cultura afro-brasileira com as comunidades jongueiras da região sudeste no programa de extensão Pontão de Cultura Jongo/ Caxambu - UFF e com as comunidades afroparaguaias (Kambakua e Emboscada), praticantes do Candombe. Além disso, venho atuando em pesquisas relacionadas ao campo do Turismo Comunitário, Histórico e de Memória.

Downloads

Publicado

2017-06-19

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Em busca de um espaço: a linguagem gestual no candomblé - À memória de Marlene de Oliveira Cunha. (2017). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 26(1), 15-41. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v26i1p15-41