Retratos de múltiplas Índias

Palavras-chave: Índia, Mumbai, Varanasi, Délhi/Nova Délhi, Cochim, Relações Interétnicas

Resumo

Com uma população de cerca de 1,324 bilhão de pessoas, a Índia é um país de dimensões continentais e múltiplas culturas. As diferenças geográficas e ecológicas, os conflitos étnicos e religiosos históricos, as situações das castas, as múltiplas línguas faladas no território, tornam as distintas Índias um ambiente propicio aos estudos etnográficos contemporâneos. Por outro lado, nos força a um retorno necessário às obras clássicas da antropologia que buscaram descrever a diversidade e a heterogeneidade do país. Esse ensaio fotográfico buscou diferentes aspectos de cidades, vilas, paisagens humanas e ambientais, sensível às cores das roupas, dos veículos, motorizados ou não, os cheiros das comidas, das especiarias e dos perfumes usados, o momento de lazer, do descanso e do trabalho, as práticas litúrgicas e as expressões políticas apresentam Índias complexas e encantadoras. As cidades aqui fotografadas em março de 2014 e apresentadas de forma inédita nesse ensaio são: Mumbai, Varanasi, Délhi/Nova Délhi e Cochim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willian Luiz Conceição, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Willian Luiz da Conceição é Historiador formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social - UFSC e atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional - UFRJ. Entre as áreas de interesse estão: história do Brasil; identidade nacional, raça e racismo; brancura, branquitude e branquidade; Estudos sobre Caribe e populações maroons Aluku da Guiana Francesa.

Publicado
2019-06-19
Como Citar
Conceição, W. (2019). Retratos de múltiplas Índias. Cadernos De Campo (São Paulo 1991), 28(1), 146-153. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v28i1p146-153
Seção
Quimeras