Desafios que as pessoas nos colocam

notas sobre patrimônio imaterial e salvaguarda a partir da patrimonialização das folias em Minas Gerais

  • Guilherme Eugênio Universidade Federal Fluminense
  • Bianca França Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: patrimônio cultural, patrimônio imaterial, folia de reis, salvaguarda, participação

Resumo

O presente trabalho pretende discutir as possibilidades e limitações do patrimônio cultural, a partir da patrimonialização das folias em Minas Gerais. Os pesquisadores apresentam as transformações e continuidades resultantes da noção de patrimônio imaterial e, em seguida, contrastam a experiência institucional do reconhecimento das folias em Minas com desafios que lhes foram apresentados por foliões em uma pesquisa acadêmica que realizaram simultaneamente. O resultado foi uma revisão do modo como esse processo foi realizado, assim como o apontamento das demandas que se abrem frente ao registro recente e à necessidade de elaboração do plano de salvaguarda. Convidamos o/a leitor/a a uma reflexão sobre a posição mediadora e ambígua do Estado na relação com as comunidades detentores dos bens culturais, bem como sobre o papel da salvaguarda na solução de tensões trazidas pelo próprio processo de patrimonialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Eugênio, Universidade Federal Fluminense

Mestrando em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF) e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. É pesquisador do Centro de Estudos Urbanos nessa mesma instituição (CEURB/UFMG). Vem desenvolvendo pesquisa sobre processos de patrimonialização de celebrações religiosas em Minas Gerais. Apresenta experiência em antropologia e sociologia urbanas, patrimônio cultural, festas religiosas e mobilidades.

Bianca França, Universidade Federal de Minas Gerais

É mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGAN - UFMG) e bacharela em Ciências Sociais pela mesma instituição de ensino.

Publicado
2019-06-28
Como Citar
Eugênio, G., & França, B. (2019). Desafios que as pessoas nos colocam. Cadernos De Campo (São Paulo 1991), 28(1), 129-144. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v28i1p129-144
Seção
Artigos e Ensaios