Relações pessoais e políticas de saúde em um programa municipal de HIV / Aids na Província de Buenos Aires

Autores

  • Agostina Aixa Gagliolo Universidad de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v28i1p84-107

Palavras-chave:

Políticas de Saúde, HIV, Aids, Etnografia

Resumo

O artigo analisa, do ponto de vista etnográfico, como as políticas públicas de HIV / aids são desenvolvidas em um município do primeiro cordão populacional do nordeste da Gran Buenos Aires (Argentina). Atendemos especificamente ao que os profissionais do Programa Municipal de Prevenção e Assistência chamam de "contatos e redes de amizade" e sua relação com as respostas locais à epidemia. Contamos com a reconstrução e análise de entrevistas, observações, conversas e interações cotidianas com profissionais cadastrados entre 2016 e 2018. A partir da análise, percebe-se que as relações pessoais são um componente central nas políticas de saúde de resposta ao HIV/AIDS no município , estabelecendo e mantendo condições particulares de atenção e gestão da epidemia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Agostina Aixa Gagliolo, Universidad de Buenos Aires

    Profesora de Enseñanza Media y Superior en Ciencias Antropológicas, Diploma de honor, FFyL, UBA. Becaria doctoral UBACYT, ICA, FFyL (UBA). Investigadora en Formación, Programa de Antropología y Salud, ICA, FFyL (UBA). Docente ayudante en Universidad Nacional de José Clemente Paz (UNPAZ). Líneas de investigación: Políticas y tecnologías del VIH-Sida, experiencia de la enfermedad de personas con tratamientos de larga duración.  Publicaciones: GAGLIOLO, A. (2017) TRADUCCIÓN DE Petryna, A. “Ciudadanía Biológica: Ciencia y Políticas sobre Poblaciones expuestas a Chernobyl”. Revista REDES, Universidad Nacional de Quilmes. GAGLIOLO, A. (2017). Reflexiones sobre el tratamiento antirretroviral como prevención.  Cuadernos del Instituto Nacional de Antropología y Pensamiento Latinoamericano, Series Especiales.

Downloads

Publicado

2019-06-19

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Relações pessoais e políticas de saúde em um programa municipal de HIV / Aids na Província de Buenos Aires. (2019). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 28(1), 84-107. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v28i1p84-107