Notas sobre as escolas de samba e a pandemia do novo coronavírus

Autores

  • Lucas Bártolo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • João Gustavo Martins Melo de Sousa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v29isuplp194-203

Palavras-chave:

Escola de samba, Carnaval, Pandemia, Ritual, Cultura Popular

Resumo

Este texto traz um relato a quatro mãos sobre os efeitos em curso da pandemia do novo coronavírus no ciclo anual de produção do carnaval carioca. Depois de apresentar algumas ações de enfrentamento à crise econômica e sanitária articuladas pelas escolas de samba junto às suas comunidades, veremos como as atividades recreativas estão sendo adaptadas ao contexto de isolamento social, destacando-se a manutenção do calendário carnavalesco pela virtualização de eventos e performances. Por fim, discutiremos como o mundo do samba está construindo e legitimando o debate sobre quando e como acontecerão os próximos desfiles. Com isso, não pretendemos inventariar desafios e propor soluções para o carnaval em tempos críticos, mas relatar como as escolas e os sambistas estão atravessando este período liminar, e o que isso nos permite pensar sobre essa expressão singular da cultura popular.

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Biografia do Autor

  • Lucas Bártolo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ, onde atualmente cursa o doutorado. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). É membro do GPAD - Grupo de Pesquisa em Antropologia da Devoção e do Ludens - Laboratório de Antropologia do Lúdico e do Sagrado, ambos do PPGAS/MN/UFRJ, onde integra projetos de pesquisa, extensão e exposição. Sua dissertação de mestrado recebeu a 1º Menção Honrosa no Concurso Sílvio Romero do IPHAN/CNFC, em 2018

  • João Gustavo Martins Melo de Sousa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutorando e mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGARTES/UERJ). Graduado em Comunicação Social (jornalismo) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é bolsista Faperj/Qualitech, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura popular, carnaval, comunicação, escola de samba, samba e alegoria. Atuou como diretor cultural do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro entre os anos de 1998 e 2017.

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Publicado

2020-08-24

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Notas sobre as escolas de samba e a pandemia do novo coronavírus. (2020). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 29(supl), 194-203. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v29isuplp194-203