Depois do Ovo, a Guerra

Autores

  • Diego Madi Dias Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v18i18p311-313

Resumo

Prîara Jõ. Depois do Ovo, a Guerra. Direção: Komoi Panará. Produção: Vídeo nas Aldeias. Olinda: VNA, 2008. 1 DVD (15 min.). digital, son., color.

O projeto Vídeo nas Aldeias (VNA) é um su-
cesso. Há mais de 20 anos, as oficinas de capaci-
tação possibilitam a construção e o intercâmbio
de imagens etnográficas, privilegiando o olhar
dos povos indígenas sobre o mundo e sobre si
mesmos1. Refletindo questões tão pertinentes
a uma antropologia pós–colonialista quanto a
um momento recente da produção do cinema
documentário, a noção de auto–representa-
ção se expressa nesses filmes como um modo
legítimo de elaboração de uma auto–imagem,
fazendo jus a um contexto de verdadeira crise
no modo de representação que, em sua forma
unívoca e monológica, já pretendeu ser espelho
da realidade. Antropólogos e documentaristas,
etnografias e documentários, enfrentam agora
novos paradigmas (éticos, estéticos, epistemoló-
gicos) que, por sua vez, questionam o lugar tra-
dicionalmente oferecido ao ‘sujeito’ e ao ‘objeto’
nos discursos que se estabelecem sobre o outro
e evidenciam, ao possibilitar a representação
da vida social em seus aspectos de polissemia e
multivocalidade, uma disputa pelo controle dos
mecanismos de representação2

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Madi Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em Antropologia Social/UFRJ

Downloads

Publicado

2009-03-30

Como Citar

Dias, D. M. (2009). Depois do Ovo, a Guerra. Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 18(18), 311-313. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v18i18p311-313

Edição

Seção

Resenhas