Música, alimentos e outras composições do drama mítico: reflexões sobre A origem dos modos à mesa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v17i17p293-299Resumo
A leitura do terceiro volume da tetralogiaMitológicas de Claude Lévi-Strauss traz um
certo ar de familiaridade que não se deve, tão
somente, ao retorno a temas aparentemente
já tratados ao longo dos dois volumes ante-
riores, O cru e o cozido e Do mel às cinzas.
Música e mitos acionam, naqueles que as es-
cutam, estruturas mentais comuns, já anun-
ciava, por isso, o esforço presente em tratar
as relações internas e intra-mitos como partes
de uma obra musical, mais especificamente,
a tetralogia O anel do Nibelungo, de Richard
Wagner (Lévi-Strauss, 2004, p. 47). Talvez,
por isso, tal como o compositor alemão, mas
numa escala infinitamente menor, pode-se
apreender intuitivamente um esquema co-
mum às obras de ambos (Lévi-Strauss, 1983,
p. 321). Assim, como neófito tanto na discus-
são aprofundada sobre o estruturalismo lévi-
straussiano quanto sobre a música, a partir de
reações intuitivas às obras, é que arrisco este
ensaio.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2008-03-30
Edição
Seção
Especial
Licença
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha,Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.
Como Citar
Música, alimentos e outras composições do drama mítico: reflexões sobre A origem dos modos à mesa. (2008). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 17(17), 293-299. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v17i17p293-299