Nova sociedade emergente: consumidores de produtos ou produção discursiva?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v12i12p11-24Palavras-chave:
consumo, ascensão social, gosto, distinção, discursoResumo
Na década de 90, o mapa socialdo Rio de Janeiro viu surgir um novosegmento que exibe como elemento dearticulação central o alcance recente de umelevando poder aquisitivo. Batizado pelamídia como “Nova Sociedade Emergente”,tal segmento, cuja moradia se concentra naBarra da Tijuca, foi por algum tempo presençaconstante nos veículos de comunicação.A partir da etnografia realizada na Barra daTijuca, reflito sobre a maneira mais legítima eproveitosa de abordá-los para uma antropologiado consumo moderno. Suponho que acompreensão dos significados elaborados nadialética entre sujeitos e objetos não podeexcluir da análise as inúmeras palavras trocadasa seu respeito. Toda essa produção discursivaé peça igualmente relevante do conjunto depráticas que significa e revela aspectos sobreo ocidente capitalista.Downloads
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Publicado
2004-03-30
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha,Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.
Como Citar
Nova sociedade emergente: consumidores de produtos ou produção discursiva?. (2004). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 12(12), 11-24. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v12i12p11-24