Chamada de artigos - dossiê "Estratégias para pensar o digital"

2020-08-10

Desde a popularização da internet ainda na década de 1990, vem se desenvolvendo - nas Ciências Humanas como um todo e na Antropologia especificamente - um campo de estudos sobre a internet e o digital. Os estudos primam pela multidisciplinaridade, pela diversidade metodológica e por uma explosão temática, que dizem muito a respeito dos variados usos que as pessoas fazem do aparato tecnológico e das plataformas digitais. 

Tudo isso corrobora a ideia de que não se trata de práticas, usos e sentidos opostos ao real, mas sim, de diferentes dimensões da realidade social, que podem estar cada vez mais confundidas e entrelaçadas. Exatamente por isso, e ainda mais em uma realidade social que se mostre extremamente desigual, o acesso às tecnologias digitais e à internet não se dá de forma homogênea e igualitária, sendo determinado pela intersecção de diferentes marcadores sociais da diferença. 

Assim, estamos diante de um campo de estudos que permite levantarmos uma infinidade de questões, que vão desde a terminologia a ser utilizada até questões que levam em consideração fatores como as propriedades, estruturas e cartografias do digital.

Com isto em mente, este dossiê está interessado em reflexões sobre teoria, métodos e ética de pesquisa em pesquisas que levem em consideração na internet e nos variados usos do aparato tecnológico, de modo a iluminar caminhos possíveis para novatos e veteranos na temática. São bem-vindos, artigos, preferencialmente de base etnográfica, sobre os seguintes temas (mas não necessariamente restritos a eles): 

  • métodos de pesquisa, qualitativos ou quantitativos;
  • relatos etnográficos e estudos de caso; 
  • reflexões sobre ética de pesquisa;
  • experimentações nas pesquisas a partir do digital; 
  • estruturas e cartografias do digital; 
  • revisão e balanço teóricos que contemplem eixos temáticos bem definidos ou diferentes correntes teórico-metodológicas, recortes cronológicos ou nacionais.

 

O dossiê é organizado por Beatriz Accioly Lins, Carolina Parreiras e Tânia Freitas. As contribuições podem ser enviadas até 30 de setembro de 2020 por meio do portal da revista