Realismo e realidade no cinema brasileiro: de Rio, 40 Graus a Cidade de Deus

Autores

  • Juliana Sangion ISCA Faculdades - Limeira SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2005.56694

Palavras-chave:

cinema brasileiro, pós-retomada, neo-realismo, Rio, 40 graus, Cidade de Deus

Resumo

O filme Rio, 40 Graus, de Nelson Pereira dos Santos, completou 50 anos em setembro de 2005. Traçar o paralelo entre a obra do cineasta e o filme Cidade de Deus, de Fernando Meireles - um marco do cinema brasileiro de pós-retomada, é a proposta do presente trabalho. Paralelo este, estabelecido a partir de considerações acerca das influências do neo-realismo no cinema brasileiro. As noções de realismo e realidade no cinema são levantadas para melhor compreensão do papel desempenhado pelos dois filmes. A análise considera o contexto em que estavam inseridos, suas aproximações e distanciamentos.

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Biografia do Autor

  • Juliana Sangion, ISCA Faculdades - Limeira SP
    Mestranda em Multimeios pela Unicamp (Universidade estadual de Campinas), pós-graduada em Comunicação Institucional pelaUniversidade Autônoma de Barcelona- Espanha, graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora do curso de jornalismo do ISCA Faculdades - Limeira SP.

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Publicado

2005-12-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Realismo e realidade no cinema brasileiro: de Rio, 40 Graus a Cidade de Deus. (2005). Caligrama (São Paulo. Online), 1(3). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2005.56694