Intertextualidade revista: cinema, teatro e pintura

Autores

  • Gilberto Alexandre Sobrinho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2005.64255

Palavras-chave:

Peter Greenaway, intertextualidade, relações intersemióticas, enunciação.

Resumo

O filme O Bebê Santo de Mâcon (The Baby of Mâcon, 1993), dirigido por Peter Greenaway, é objeto deste estudo que visa investigar o processo de estruturação do sentido a partir da detecção de uma arquitetura enviesada do enunciado, concebida por um enunciador transgressivo que não poupa esforços em redimensionar o material expressivo do cinema em nome de seu fazer poético. Para emoldurar a história recheada de constituintes sacros e profanos, recorreu-se ao acasalamento de particularidades expressivas próprias ao teatro e à pintura, por meio dos componentes fílmicos. O resultado dessa sincretização é uma obra que revê as possibilidades de construção textual no horizonte do cinema.

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Biografia do Autor

  • Gilberto Alexandre Sobrinho
    Doutor em Multimeios (Instituto de Artes/Unicamp), foi pesquisador visitante - Doutorado Sanduícha na Birkbeck College (Universidade de Londres), Mestre em Letras (Ibilce/Unesp), Graduado em Letras (Ibilce/Unesp).

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Publicado

2005-08-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Intertextualidade revista: cinema, teatro e pintura. (2005). Caligrama (São Paulo. Online), 1(2). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2005.64255