Semiótica da marca: análise da marca contemporânea como fenômeno de linguagem

Autores

  • Maecela Castro Bastos Cimatti Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2006.64598

Palavras-chave:

marca, marketing, comunicação, semiótica, Peirce.

Resumo

Este artigo busca iniciar uma reflexão teóricometodológica, de base semiótica, a fim de examinar a marca contemporânea enquanto fenômeno de linguagem, analisando sua lógica de funcionamento referencial e significativa desde a eclosão do capitalismo industrial até a contemporaneidade, época pautada pela aceleração tecnológica e pela multiplicação dos meios de divulgação. O desafio de examinar a marca como fenômeno de comunicação, resultado de uma confluência de linguagens que a constituem como signo complexo, demanda a utilização de um instrumento conceitual capaz de compreendê-la em sua multiplicidade expressiva. Optou-se, aqui, pela semiótica de origem peirceana, que funcionará como base teórica e ferramenta analítica para a compreensão do fenômeno marca em sua condição de signo.

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Biografia do Autor

  • Maecela Castro Bastos Cimatti, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, com especialização em marketing pela Kellogg Graduate School of Management. Mestre e doutoranda pelo programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

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Publicado

2006-04-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Semiótica da marca: análise da marca contemporânea como fenômeno de linguagem. (2006). Caligrama (São Paulo. Online), 2(1). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2006.64598