A globalização e o jornalismo internacional nos periódicos brasileiros

Autores

  • Carlos Mercos Avighi Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2007.65687

Palavras-chave:

jornalismo brasileiro, globalização, política internacional, relações internacionais, F. Braudel.

Resumo

O projeto propõe o estudo do jornalismo brasileiro em relação à pauta internacional no suposto dos efeitos da globalização. É seu escopo identificar nos textos jornalísticos o surgimento de uma nova articulação da linguagem que de modo específico organiza as questões internacionais de acordo com os processos de globalização. Busca contribuir para a formação de uma nova teoria do jornalismo preocupada com o mundo contemporâneo, ou seja, procura organizar um modelo de investigação menos empenhado na referência “comunicação e desenvolvimento” e mais sensível à emergências
das temáticas globais, com os problemas e desafios por elas impostos.

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Biografia do Autor

  • Carlos Mercos Avighi, Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes
    Formado em jornalismo pela ECA. USP e em história na FFLCH, USP mestre e doutor em Ciências da Comunicação, livre docente, foi professor do Departamento de Jornalismo e Editoração, Escola de Comunicação e Artes Universidade de São Paulo. Faleceu em 7 de maio de 2004.

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Publicado

2007-12-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A globalização e o jornalismo internacional nos periódicos brasileiros. (2007). Caligrama (São Paulo. Online), 3(3). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2007.65687