Linguagem e cultura: subsídios para uma reflexão sobre a educação do corpo

Autores

  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo / Faculdade de Educação
  • Mário Luiz Ferrari Nunes Universidade de São Paulo / Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2007.66201

Palavras-chave:

linguagem corporal, cultura corporal, diversidade.

Resumo

O corpo, aqui compreendido como construto cultural, tem padecido diante da intensa divulgação de mensagens e práticas que pretendem moldá-lo sob à ótica da cultura hegemônica. Dentre as inúmeras formas de comunicação e expressão, as diferenças culturais manifestam-se, também, nos “textos” produzidos e reproduzidos pelo corpo. Nem sempre, o repertório de gestos e práticas corporais cultivados pelas comunidades desfavorecidas é reconhecido e aceito pelo discurso hegemônico. Tal quadro ocasiona a fixação distorcida de signos de classe, etnia e gênero presentes nas práticas corporais da cultura dominante. Este ensaio, ao conceber o movimento humano como linguagem que veicula significados, estabelece um debate entre a pedagogia da cultura corporal, a Semiótica e o processo de constituição de identidades. Considerando o atual contexto multicultural, propõe como alternativa para a educação corporal, uma ação didática pautada na análise crítica, ressignificação e valorização das formas de expressão corporal presentes na sociedade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo / Faculdade de Educação
    Graduado em Ed. Física e Pedagogia. Possui Mestrado e Doutorado em Educação pela FEUSP e Pós-doutorado em Currículo pela Universidade do Minho, Portugal. Atualmente é docente e pesquisador da FEUSP, onde atua nos cursos de graduação e pós-graduação.
  • Mário Luiz Ferrari Nunes, Universidade de São Paulo / Faculdade de Educação
    Graduado em Ed. Física. Possui Mestrado em Educação pela FEUSP. Realiza estudos pós-graduados em nível de doutoramento na FEUSP e atua como docente nos cursos de graduação e pósgraduação Lato Sensu do Centro
    Universitário Ítalo-Brasileiro.

Downloads

Publicado

2007-12-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Linguagem e cultura: subsídios para uma reflexão sobre a educação do corpo. (2007). Caligrama (São Paulo. Online), 3(3). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2007.66201