Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Caracol?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. Trabalhos para publicação

A Revista Caracol publica artigos e resenhas de livros especializados sobre temas em literatura e cultura espanholas (relacionados ou não com outras literaturas); literatura e cultura hispano-americanas (relacionados ou não com outras literaturas); língua espanhola (estudos linguísticos; estudos discursivos; ensino; aquisição/aprendizagem) e tradução.

2. Idiomas

Os trabalhos enviados para avaliação devem ser inéditos e podem estar redigidos em português (seguindo as novas regras ortográficas) ou espanhol.

3. Extensão do texto

3.1.    O texto das resenhas deve estar na fonte Garamond (corpo 12) e ter entre 7.000 e 12.000 caracteres com espaços (aproximadamente 3 a 5 páginas).

3.2.    O texto dos artigos deve estar na fonte Garamond (corpo 12) e ter entre 20.000 e 40.000 caracteres com espaços (aproximadamente 8 a 16 páginas).

4. Formatação do texto

4.1.    Páginas em tamanho A4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 3 cm.

4.2.    Título centralizado, na fonte Garamond (corpo 12) e em negrito. Usar maiúsculas apenas para as iniciais de cada palavra.

4.3.    Entrelinhas de 1,5 cm. Iniciar os parágrafos com recuo de 1,25 cm na margem esquerda.

4.4.    Destaques (ou para enfatizar expressões) em negrito. Evitar sublinhar.

4.5.    Palavras estrangeiras em itálico.

4.6.    Notas ao pé da página na fonte Garamond (corpo 10), com entrelinhas simples.

5. Resumo e palavras-chave

5.1.    Com exceção das resenhas, os demais trabalhos devem apresentar um resumo na língua em que foram redigidos ― português (resumo) ou espanhol (resumen) ― e outro em inglês (abstract). Após cada resumo, devem ser acrescentadas palavras-chave/palabras clave/keywords.

5.2.    O resumo/resumen deve estar alinhado à esquerda da página, sem recuo, duas linhas abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), com entrelinhas simples. A palavra “Resumo” (“Resumen”) deve vir com inicial maiúscula, na fonte Garamond (corpo 12), em negrito e seguida de dois pontos. O texto do resumo/resumen deve iniciar-se na mesma linha, na fonte Garamond (corpo 12) e com extensão máxima de 200 palavras.

5.3.    As palavras-chave/palabras clave devem estar alinhadas à esquerda da página, sem recuo, duas linhas abaixo do resumo/resumen. A expressão “Palavras-chave” (“Palabras clave”) deve vir em maiúsculas, na fonte Garamond (corpo 12), em negrito, seguida de dois pontos. Na mesma linha, devem constar entre três e cinco palavras-chave/palabras clave, separadas por ponto e vírgula.

5.4.    Para o abstract e as keywords, seguir as orientações feitas em 5.2 e 5.3.

6. Citações

6.1.    Até três linhas: entre aspas, seguidas do sobrenome do autor, ano de publicação e página(s). Ex.: (Zubiaurre, 2000, 61).

6.2.    Com mais de três linhas: sem aspas, em parágrafo separado e com recuo de 1,25 cm em ambas as margens. Devem estar na fonte Garamond (corpo 11), com entrelinhas simples e seguidas do sobrenome do autor, ano de publicação e página(s). 

6.3.    Em língua estrangeira: em itálico.

6.4.    As citações devem manter a ortografia do texto original citado.

7. Outros

7.1.    Tabelas e quadros: devem ocupar o espaço a eles destinado pelo(s) autor(es) no interior do texto. Enviá-los em formato editável (e não como imagem).

7.2.    Ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos): devem ocupar o espaço a elas destinado pelo(s) autor(es) no interior do texto. Recomenda-se usar imagens com resolução de 72 pixels. Evitar imagens em grandes dimensões.

7.3.    Anexos: evitar. Caso sejam imprescindíveis, devem aparecer antes das “Referências bibliográficas”, introduzidos pela palavra “Anexos”, com inicial maiúscula, em negrito, sem recuo, sem numeração e na fonte Garamond (corpo 12).

8. Referências bibliográficas

Devem incluir apenas as obras citadas no texto e ser introduzidas pela expressão “Referências bibliográficas”, alinhado à esquerda, sem recuo, em negrito e na fonte Garamond (corpo 12). Usar inicial maiúscula apenas para a palavra “Referências”. 

Importante: Os textos que desconsiderarem as normas descritas não serão aceitos pelo comitê editorial nem devolvidos ao(s) autor(es).  


Alguns exemplos de Referências bibliográficas 

Livro

Fernández Moreno, César (org.). América Latina em sua literatura. São Paulo: Perspectiva, 1972.

Capítulo de livro

Valdés, Adriana. “El espacio literario de la mujer en la colonia”. In: Pizarro, Ana (org.). América Latina. Palavra, Literatura e Cultura. São Paulo: Memorial/Campinas: Unicamp, 1993, 467-188.

Artigo científico impresso

Berg, Edgardo H. “La conspiración literaria (sobre La ciudad ausente de Ricardo Piglia)”. In: Hispamérica, 75, 1996, 37-48.

Artigo científico digital

Fanjul, Adrián. “Português brasileiro, espanhol... de onde? Analogias incertas”. In: Revista Letras & Letras, 20-1, Uberlândia: jan./jun. 2004, 165-183. Disponível em:
<http://www.letraseletras.ileel.ufu.br/viewissue.php?id=6>. Acesso em 14 jul. 2015.

Artigo de jornal

Teixeira, Ivan. Gramática do louvor. In: Folha de S. PauloJornal de Resenhas. São Paulo, 08 abr. 2000.

Dissertação/tese

Chacón, Juan Carlos Frioni. El texto anómalo de Felisberto Hernández. Dissertação de mestrado. FFLCH/USP, São Paulo:1990

Site

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Normalização. Disponível em: <http://www.abnt.org.br>. Acesso em: 14 jul. 2015.

 

POLÍTICA ANTI-PLÁGIO

Informamos aos autores que esta revista atua em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics). Para mais informações: http://publicationethics.org/resources/code-conduct

Esta publicação não cobra quaisquer taxas para submissão e processamentos dos artigos, resenhas e entrevistas. 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O tema do artigo deve estar no âmbito da literatura e da cultura espanholas e hispano-americanas (em relação ou não com outras literaturas), da língua espanhola e da tradução entre o português e o espanhol.

  3. O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. A desconsideração das normas implicará a não aceitação do trabalho.

  4. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  5. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
    2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
    3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.