Literatura e História- Camilo José Cela e a narrativa espanhola do pós-guerra

Palavras-chave: Guerra civil, Tremendismo, Grotesco

Resumo

Camilo José Cela é considerado um dos escritores renovadores da literatura espanhola do século XX. Sua obra inova e experimenta formas e conteúdos enfatizando imagens grotescas e violentas que representam bem o contexto da Guerra Civil espanhola e suas consequências para a população. Tendo um complexo posicionamento entre a aceitação e a oposição ao governo ditatorial franquista, sua escrita se caracteriza por um realismo brutal que, literariamente, adquire o termo de “tremendismo”. O conjunto de sua obra levou-o a ganhar o Premio Nobel de literatura, tendo destaque as obras La familia de Pascual Duarte e La Colmena. Assim, este estudo procura engendrar, sucintamente, uma discussão acerca desses textos de Cela tendo em conta o esfacelamento do ser humano diante do conturbado contexto social, aspectos que vários escritores se sentiram no compromisso de demonstrar através da arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros

Pós doutora em Literatura brasileira - UFMG. Doutora em Literatura- UNB. Doutora em Literatura espanhola e hispano-americana-USP. Professora do Departamento de Comunicação e letras e do Programa de Pós-graduação em letras/literatura da Unimontes-MG. Autora dos livros O legado ficcional de Lúcia Miguel pereira- escritos da tradição, e “Por trás do véu e da espada”- o disfarce subjacente à representação das personagens cervantinas, publicados pela Editora Mulheres e Crítica, poética e relações de gênero: uma releitura de Memórias de um sargento de milícias, publicado pela Editora Annablume, dentre outros.

Referências

ARMENTEROS, Juan C. Gay. La España del siglo XX. Madrid: Edi.6, 1986.

CASAS, Manuel. Introduccion y notas. In: CELA, Camilo Jose. La familia de Pascual Duarte. Librairie Générale Française, 1991.

CELA, Camilo José. A Colmeia. (Introdução e notas de Darío Villanueva) (Trad. Mário Pontes) Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

CELA, Camilo José. La familia de Pascual Duarte. Madrid: Cátedra, 2000.

CELA, Camilo José. La Colmena. Acessado em http://www.librodot.com. S. d. Acesso em 31 de outurbo de 2014 às 17h.

CELA, Camilo José. Obra completa. Buenos Aires: Editorial Ciordia, 1962.

HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve século XX- 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LÁZARO, Fernando e TUSON, Vicente. Literatura española 2. Salamanca: Anaya, 1995.

TORRI, Julio. La literatura española. México: Fondo de Cultura económica, 1999.

VILLANUEVA, Darío. (Introd. e notas) In: CELA, Camilo José. A Colmeia. (Introdução e notas de Darío Villanueva) (Trad. Mário Pontes). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

Publicado
2018-12-14
Como Citar
Almeida, E., & de Almeida, A. (2018). Literatura e História- Camilo José Cela e a narrativa espanhola do pós-guerra. Caracol, (16), 218-239. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i16p218-239