Educação Guarani e interculturalidade: a(s) História(s) Nhandeva e o Teko

Autores

  • Sandra Benítes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.i20p188-201

Palavras-chave:

Educação Guarani, Escola, Interculturalidade

Resumo

O povo guarani foi um dos primeiros da América do Sul aos quais se impôs um processo de educação formal durante o período colonial, com as missões jesuíticas. Até hoje, esse processo continua desconsiderando o conhecimento e os modos próprios da educação dos povos indígenas. Este artigo propõe a discussão da interculturalidade no espaço da escola indígena, tendo em conta as relações entre a educação guarani e o sistema de ensino do Estado brasileiro. Por meio da explicitação do lugar das narrativas e dos conhecimentos tradicionais na educação dos guarani, mostra-se a necessidade de se repensar as práticas pedagógicas das escolas interculturais indígenas e de reinterpretar a noção de interculturalidade a partir de uma visão centrada no diálogo com a diferença.

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Biografia do Autor

  • Sandra Benítes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Mestre e doutoranda em Antropologia Social no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ativista e pesquisadora do ensino-aprendizagem da criança guarani e do papel das mulheres na cultura e na educação guarani.

Referências

Alpini, Helena. A trajetória histórica da escola na comunidade guarani de Massiambu, Palhoça/SC: um campo de possibilidades. Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2009. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/93388, acesso em 16 de julho de 2020.

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Intervenção em Mesa redonda no I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade. Foz do Iguaçu, UNILA, 2013. Cópia mimeo.

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

BENÍTES, Sandra. Educação Guarani e interculturalidade: a(s) História(s) Nhandeva e o Teko. Caracol, São Paulo, Brasil, n. 20, p. 188–201, 2020. DOI: 10.11606/issn.2317-9651.i20p188-201. Disponível em: https://revistas.usp.br/caracol/article/view/173554.. Acesso em: 18 abr. 2024.