Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Caracol

Revista do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana, FFLCH - USP

 


A revista tem por objetivo publicar semestralmente colaborações inéditas em espanhol ou português, resenhas e eventualmente textos raros que sejam de interesse para o debate acadêmico dentro das quatro disciplinas da Área: Literatura Espanhola, Literatura Hispano-Americana, Língua Espanhola e Tradução.

Conta com o apoio financeiro do Programa de Pós-Graduação da Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana e foi publicada em duplo formato, impresso e digital, até o número 7. A partir deste passou a ser exclusivamente digital. Propõe-se a estabelecer vínculos com pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras, buscando também a divulgação do trabalho acadêmico para um público mais amplo. A publicação conta com o respaldo de um ‘Conselho Editorial’ integrado por autoridades de reconhecimento acadêmico internacional.

 

                                                                            

O nome Caracol se impôs pela ressonância imediata do poema de Rubén Darío, um caracol que, se nos primeiros versos, tocado pelas mãos da Europa, é de ouro e “recamado das pérolas mais finas”, no parêntese do verso final, o parêntese do silêncio que pressupõe a escuta, nos é dito que “(O caracol a forma tem de um coração)”. É, então, no espaço do eco, não no de um suposto lugar de origem, nem em um ponto de destino, mas nesse espaço de trânsito do som e das ideias que vão e voltam, onde queremos situar esta revista.

 

CARACOL

A Antonio Machado

En la playa he encontrado un caracol de oro
macizo y recamado de las perlas más finas;
Europa le ha tocado con sus manos divinas
cuando cruzó las ondas sobre el celeste toro.

He llevado a mis labios el caracol sonoro
y he suscitado el eco de las dianas marinas,
le acerqué a mis oídos y las azules minas
me han contado en voz baja su secreto tesoro.

Así la sal me llega de los vientos amargos
que en sus hinchadas velas sintió la nave Argos
cuando amaron los astros el sueño de Jasón;

y oigo un rumor de olas y un incógnito acento
y un profundo oleaje y un misterioso viento...
(El caracol la forma tiene de un corazón.)


(In.:DARÍO, Rubén. Poesías Completas. Madrid: Aguilar, 1967,p.679)


Notícias

 

Informações sobre os próximos números da Caracol

 

n. 10: O Comitê Editorial da Caracol e, em especial, as organizadoras do número - Adriana Kanzepolsky e Idalia Morejón Arnaiz - comunicam  a publicação do dossiê "Discursos biográficos e autobiográficos no âmbito das literaturas espanhola e hispano-americana", ademais de artigos da seção Vária, Entrevistas e Resenhas.

n. 11: A submissões para o número 11 da Caracol se encerraram no dia em 20 de maio. Os textos estão em fase de avaliação ou edição e estima-se a publicação na segunda semana de julho de 2016. 

 
Publicado: 2016-05-30 Mais...
 

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - n. 12

 

Trauma, memória e teatro: A representação de eventos traumáticos do passado vem ocupando o centro das atenções dos estudos literários nos últimos tempos.

Partindo da premissa de que a idiossincrasia de cada um dos gêneros literários impõe modos de representação diversos, o número 12 da Caracol pretende discutir como o teatro elabora a memória traumática.

 
Publicado: 2016-01-22 Mais...
 
Outras notícias...

n. 10: (jul-dez 2015) Dossiê Discursos biográficos e autobiográficos no âmbito das literaturas espanhola e hispano-americana


Capa da revista

Texto da capa: Respuesta a Sor Filotea, 1690, Sor Juana Inés de la Cruz