Representações do aluno de Letras/Espanhol sobre a língua espanhola

Autores

  • Poliana de Oliveira Santos Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i19p766-792

Palavras-chave:

Língua espanhola, Aluno de letras, Representações

Resumo

Este artigo analisa representações que alunos de Letras/Espanhol- PARFOR têm da língua espanhola, priorizando as mais recorrentes e suas implicações para a sua formação como futuros professores. Baseou-se no conceito de ideologia de Bakhtin (2009), que foi considerado como algo inerente às representações que surgem e/ou surgirão, uma vez que, quando se pensa, se enuncia dialogicamente. Além disso, considerou-se Moscovici (1978; 2005; 2009) e seus estudos sobre a representação social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir do corpus constituído por dizeres de cinco participantes, coletado através de entrevistas que foram gravadas e transcritas. Concluiu-se, que as representações de destaque na fala dos informantes ocorrem com base na atribuição de uma facilidade x dificuldade no processo de aquisição da língua espanhola, bem como em relação ao domínio linguístico comunicativo.

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Biografia do Autor

  • Poliana de Oliveira Santos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

    Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Espanhola pela Universidade Federal do Pará (2013), especialização em Ensino de Língua Espanhola pela Universidade Estácio de Sá (2016) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2020). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em língua espanhola.

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Publicado

2020-06-24

Como Citar

SANTOS, Poliana de Oliveira. Representações do aluno de Letras/Espanhol sobre a língua espanhola. Caracol, São Paulo, Brasil, n. 19, p. 766–792, 2020. DOI: 10.11606/issn.2317-9651.v0i19p766-792. Disponível em: https://revistas.usp.br/caracol/article/view/155830.. Acesso em: 18 abr. 2024.