Mostrar e dizer a imagem obscena

Autores

  • Yanet Aguilera

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v1i26p199-205

Palavras-chave:

estética – política – ética – direito – literatura – cinema

Resumo

Trata-se de analisar as diversas afinidades e diferenças no diálogo que se estabelece entre o romance, 120 dias de Sodoma, do Marquês de Sade e Saló ou os 120 dias de Sodoma, de Pier Paolo Pasolini. O que o livro e o romance têm a ganhar numa abordagem comparativa? Esta questão, que se coloca em qualquer relação entre cinema e literatura,  é fundamental para pensar narrativas em que o mostrar e o dizer se debruçam sobre a imagem proibida. Elas permitem perguntar se é possível pensar numa potencialidade crítica de cunho político nas cenas obscenas que o romance e o filme constroem.

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Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mostrar e dizer a imagem obscena. (2015). Cadernos De Ética E Filosofia Política, 1(26), 199-205. https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v1i26p199-205