CAPITALISMO, SONHO COLETIVO: SOBRE A DIMENSÃO POLÍTICA DO "ONÍRICO" NO TRABALHO DAS PASSAGENS DE W. BENJAMIN

Autores

  • Aléxia Cruz Bretas Doutoranda em Filosofia. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Filosofia.

Palavras-chave:

Benjamin, passagens, imagens dialéticas, onírico, sonho coletivo, despertar

Resumo

Se o elemento "onírico" pode ser considerado recorrente na obra de Walter Benjamin, o longo e atribulado processo de redação do Trabalho das passagens (1927-1940) aponta para uma verdadeira guinada no tratamento conferido a ele em seus escritos. Influenciado pelos estudos marxistas, o autor esboça a tese da modernidade como espaço-tempo onírico, propondo a caracterização do capitalismo como "sono povoado de sonhos". Polêmicas, suas idéias encontram uma dura recepção por parte do Instituto de Pesquisa Social - o que acaba levando o então pesquisador-bolsista a modificá-las, e até suprimi-las. Compreender os motivos e as implicações subjacentes às divergências, tanto teóricas, quanto políticas, entre Adorno, Horkheimer e Benjamin se torna, portanto, crítico para uma reavaliação da dimensão histórica do "sonho coletivo", particularmente no projeto das galerias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-10-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CAPITALISMO, SONHO COLETIVO: SOBRE A DIMENSÃO POLÍTICA DO "ONÍRICO" NO TRABALHO DAS PASSAGENS DE W. BENJAMIN. (2019). Cadernos De Ética E Filosofia Política, 1(08), 33-48. https://revistas.usp.br/cefp/article/view/163484