A Unidade do Saber e os Prejuízos da Infância: Notas sobre o Método e a Pedagogia em Vico e Descartes

Autores

  • Antonio José Pereira Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v1i36p162-171

Palavras-chave:

Vico, cartesianismo, infância, pedagogia, método

Resumo

Neste trabalho, procuro fazer uma breve apresentação do confronto entre duas perspectivas pedagógicas: a primeira, que teve uma grande fortuna na modernidade, foi defendida por Descartes em textos como as Regras para a direção do espírito e o Discurso da método e terá suas conseqüências na Lógica do Port -Royal; a segunda perspectiva, que permaneceu à margem, foi defendida pelo filósofo italiano Giambattista Vico em um texto intitulado De nostri temporis studiorum ratione (1709). Dois pontos serão destacados aqui: o tema da visão filosófica da infância e o tema da unidade do conhecimento.

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Publicado

2020-06-28

Edição

Seção

Dossiê - Leituras do Iluminismo

Como Citar

A Unidade do Saber e os Prejuízos da Infância: Notas sobre o Método e a Pedagogia em Vico e Descartes. (2020). Cadernos De Ética E Filosofia Política, 1(36), 162-171. https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v1i36p162-171