Lições de patriotismo na obra "Páginas Literárias" de Francisco Silveira Bueno: formando meninos na década de 1940

  • Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: Estado Novo, História da Educação, Livro didático, Francisco Silveira Bueno

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o livro didático "Páginas Literárias", produzido por Francisco Silveira Bueno na década de 40 do século XX para os meninos ginasianos. A obra encontra-se dividida em três partes intituladas: Família, Escola e Pátria. Foram analisados os textos na tentativa de investigar como o autor pretendia "incutir na alma do estudante as qualidades que a Pátria e a Religião exigem de seus filhos", aspecto ressaltado por ele no "prefácio aos professores". Francisco Silveira Bueno foi professor da Escola Normal Modelo de São Paulo, do Mackenzie College e também catedrático de Filologia Portuguesa na Universidade de São Paulo. Esta investigação está embasada nos pressupostos da História das Disciplinas Escolares e História Cultural e pretende contribuir para a compreensão de elementos da produção didática no período do Estado Novo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas, Universidade Federal de Sergipe
Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Vice-Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação: intelectuais da educação, instituições escolares e práticas educativas. Professora do Mestrado e do Doutorado em Educação da Universidade Federal de Sergipe.
Publicado
2010-12-01
Como Citar
Freitas, A. (2010). Lições de patriotismo na obra "Páginas Literárias" de Francisco Silveira Bueno: formando meninos na década de 1940. Cadernos CERU, 21(2), 213-226. https://doi.org/10.1590/S1413-45192010000200012
Seção
Dossiê Amazônia