Inclusão e prática pedagógica: a ação docente junto aos alunos com deficiência

Autores

  • Solange de Freitas Branco Lima Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (DIVERSITAS) das Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
  • Eucenir Fredini Rocha Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v29i1p133-174

Resumo

A inclusão de pessoas com defi ciência nas escolas de ensino regular não está apenas sob o encargo da legislação vigente, mas também dos gestores da escola e dos professores que irão atender a esse grupo no ambiente de sala de aula. Assim, essa ação requer do professor novas práticas, para que ele se adapte às realidades correntes da sociedade, do conhecimento, dos alunos e dos diversos universos culturais. O objetivo deste estudo foi compreender como é realizada a prática pedagógica para efetivar a inclusão desses alunos. As entrevistas foram realizadas com base nos princípios de história oral temática. Os resultados da pesquisa mostraram que a maioria dos professores apresenta difi culdade com relação à prática pedagógica; a educaç ã o tem papel de suma importância no processo de mudança social; nã o é possí vel realizar mudanças sem que haja o compromisso de todos os sujeitos que estão envolvidos nessa área.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Solange de Freitas Branco Lima, Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (DIVERSITAS) das Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

    Pós-doutoranda em Ciências Humanas pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das
    Diversidades, Intolerâncias e Confl itos das Faculdade de Filosofi a, Letras e Ciências
    Humanas da Universidade de São Paulo. Lato Sensu, nas áreas de Pedagogia, Educação
    Inclusiva, Psicopedagogia e Psicologia da Educação.

  • Eucenir Fredini Rocha, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

    Professora Doutora no Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da FFLCH-USP/DIVERSITAS. Coordenadora do REATA – Laboratório de Estudos em Reabilitação e Tecnologia Assistiva da FMUSP.

Downloads

Publicado

2018-08-15

Como Citar

Inclusão e prática pedagógica: a ação docente junto aos alunos com deficiência. (2018). Cadernos CERU, 29(1), 133-174. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v29i1p133-174