Movimentos sociais e Amazônia: da ditadura civil-militar aos grandes projetos da atualidade

  • Lucas Milhomens UFAM
  • Maria da Glória Gohn UNICAMP

Resumo

O presente artigo é resultado de pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e tem a intenção de fazer uma análise histórica do surgimento de diversos movimentos sociais existentes na Amazônia brasileira. Nesse sentido fizemos um mapeamento dos últimos cinquenta anos na região. Como ponto de partida analisamos a presença do governo civil-militar desde 1960 até o final da primeira década dos anos 2000. Defendemos a tese de que a presença desses agentes governamentais e suas políticas tem uma relação direta com o aparecimento de diversos grupos e movimentos sociais organizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Milhomens, UFAM

Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas, Campus Parintins. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Maria da Glória Gohn, UNICAMP

Professora Titular Aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Publicado
2018-12-31
Como Citar
Milhomens, L., & Gohn, M. (2018). Movimentos sociais e Amazônia: da ditadura civil-militar aos grandes projetos da atualidade. Cadernos CERU, 29(2). Recuperado de http://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/155314
Seção
Dossiê Amazônia