Modo de vida e segurança alimentar e nutricional de agricultores familiares de um projeto de desenvolvimento sustentável (PDS)

  • Terezinha Pinto de Arruda UNIARA/EMBRAPA
  • Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante UNIARA
  • Daiane Roncato Cardozo UNESP
  • Luiz Manoel de Moraes Camargo Almeida UFSCar

Resumo

Esta pesquisa trata da dinâmica de um Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) com abordagem qualitativa dirigida à análise do modo de vida das famílias de agricultores associado à segurança alimentar e nutricional, com destaque para as relações de cooperação, sociabilidade, consumo alimentar, eventuais conflitos e possível inovação nos canais de comercialização da produção. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, por meio de entrevistas abertas, diário de campo e registros fotográficos. A escolha por este caminho possibilitou demonstrar que as questões de insegurança ou segurança alimentar se explicam igualmente pelas relações de sociabilidade, pelo compartilhamento de novas rotas de comercialização e pela valorização – nem sempre concretizada – da dimensão ambiental do PDS em uma região harmonizada pelo complexo agroindustrial canavieiro.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Terezinha Pinto de Arruda, UNIARA/EMBRAPA

Mestre em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Universidade de Araraquara – UNIARA. Analista da Embrapa Instrumentação.

Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante, UNIARA

Docente e Coordenadora do PPG em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Mestrado e Doutorado), UNIARA.

Daiane Roncato Cardozo, UNESP

Doutora em Alimentos e Nutrição, Universidade Estadual Paulista – UNESP.

Luiz Manoel de Moraes Camargo Almeida, UFSCar

Docente e Pesquisador em políticas públicas da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Campus Lagoa do Sino.

Publicado
2018-12-31
Como Citar
Arruda, T., Ferrante, V. L., Cardozo, D., & Almeida, L. M. (2018). Modo de vida e segurança alimentar e nutricional de agricultores familiares de um projeto de desenvolvimento sustentável (PDS). Cadernos CERU, 29(2). Recuperado de http://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/155317
Seção
Artigos