Os toreros em Belo Horizonte: construindo caminhos na contramão das ruas da cidade

  • Tarcísio Perdigão Araújo Filho UFSCar

Resumo

Os toreros são vendedores ambulantes de Belo Horizonte que não possuem licença ou salvaguardas legais de qualquer tipo e elaboram suas táticas de circulação e venda com base em brechas que encontram em meio à operacionalização da fiscalização, entre negociações, esquivas e conflitos diários. São figurados e, por isso, definem-se, relacionalmente, como um dos principais adversários do ordenamento urbano em Belo Horizonte. Neste artigo discuto o tema das coletividades em torno do trabalho destes ambulantes contemporaneamente, debatendo as decorrências da hipótese da “crise das identidades” no mundo do trabalho, tendo em vista a forma como foram pensadas e constituídas convencionalmente. Em seguida, mobilizo o tema das identidades sociais e memória coletiva, conceitos que proporcionam uma reflexão sobre os sentidos de coletividade e pertença produzidos pela experiência de classe mas que, muitas vezes, ficam subsumidos pelas narrativas das histórias oficiais elaboradas pelos grupos dominantes representados pelo Poder Público, grande mídia etc. Os dados debatidos são fruto de pesquisa de cunho qualitativo: levantamento documental, observação de campo e entrevistas semi-estruturadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarcísio Perdigão Araújo Filho, UFSCar

Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), orientado pela Profa. Dra. Isabel Georges. Membro do LMI-SAGEMM (Laboratório Misto Internacional - Social activities, gender, markets and mobilities - Latin America). Bolsista FAPESP (Fundação de Ampara à Pesquisa do Estado de São Paulo); número do processo: 2017/02638-3.

Publicado
2018-12-31
Como Citar
Araújo Filho, T. (2018). Os toreros em Belo Horizonte: construindo caminhos na contramão das ruas da cidade. Cadernos CERU, 29(2). Recuperado de http://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/155319
Seção
Artigos