A História Oral nos estudos das migrações do Nordeste para o Sudeste: relato de pesquisa

Autores

  • Valéria Barbosa de Magalhães Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v30i1p293-320

Palavras-chave:

Hist´´oria Oral, Migrações do Nordeste para o Sudeste, Entrevistas

Resumo

Este artigo tratará do estágio parcial do projeto Nordestinos em São Paulo e História Oral: abordagem histórico-crítica, que vem sendo conduzido pela autora, desde começo de 2018, com o objetivo de inicial de realizar um levantamento da produção bibliográfica brasileira sobre as migrações procedentes do Nordeste para o Sudeste, especialmente para o Estado de São Paulo, e que tenha se valido do recurso das entrevistas, principalmente vinculadas à história oral. A partir do levantamento, a proposta visa caracterizar essa produção, inclusive verificando se os trabalhos que usam entrevistas são identificados ou não com o método da história oral e, caso se identifiquem, com quais linhas e autores. A pesquisa espera conhecer o tipo de uso que tem sido feito das entrevistas nesses estudos migratórios. Além disso, alguns trabalhos anteriores da autora serão retomados em articulação com a discussão da identidade migrante, especialmente a nordestina. Será discutido o estado atual da pesquisa em andamento, acompanhado da discussão dos procedimentos metodológicos e conceituais que orientam o trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valéria Barbosa de Magalhães, Universidade de São Paulo - USP

    Docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais/USP. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em História Oral e Memória (GEPHOM/USP). Doutora em História Social/USP.

Downloads

Publicado

2019-06-05

Edição

Seção

Dossiê Migrações

Como Citar

A História Oral nos estudos das migrações do Nordeste para o Sudeste: relato de pesquisa. (2019). Cadernos CERU, 30(1), 293-320. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v30i1p293-320