EDUCAÇÃO PÚBLICA E POLÍTICA LIBERAL NO SISTEMA DE ENSINO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Racquel Valério Martins Instituto de Iberoamérica de la Universidad de Salamanca (USAL)
  • Lúcia Edriana de Sousa Cordeiro
  • Antonia Solange Pinheiro Xerez Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Palavras-chave:

Sociedade. Liberalismo. Escola Pública.

Resumo

Este artigo objetiva uma aproximação ao debate acerca da estruturação da escola pública no Brasil por meio de revisão bibliográfica que privilegia o viés histórico-político. A fundamentação teórica contempla a pedagogia histórico-critica e Saviani se constitui como a referência mais utilizada na primeira parte deste trabalho. A composição da escola pública é apresentada em sua relação intrínseca com o Estado moderno com base em um viés político-econômico compreendido como expressão da ordem social vigente na qual se potencializam capital e trabalho. O artigo é organizado com a intenção de torná-lo instrumento de diálogo com profissionais da educação que atuam na educação básica. Para tanto, procuramos apresentar e esclarecer, de modo pontual e sistemático, algumas reflexões que consideramos importantes para a compreensão da sociedade, do Estado e da escola que temos, de forma que possamos vislumbrar uma sociedade em que a escola pública possa servir aos interesses das camadas populares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Edriana de Sousa Cordeiro

Mestre pelo Mestrado Acadêmico Intercampi de Educação e Ensino MAIE/UECE e professora da Escola de Educação Básica da SEDUC.

Downloads

Publicado

2020-09-03

Como Citar

Martins, R. V., Cordeiro, L. E. de S., & Xerez, A. S. P. (2020). EDUCAÇÃO PÚBLICA E POLÍTICA LIBERAL NO SISTEMA DE ENSINO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO. Cadernos CERU, 31(1), 60-75. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/174486