LA EDUCACIÓN EN EL TURISMO O EL TURISMO CON EDUCACIÓN ANTES DE LA PANDEMIA, DURANTE LA PANDEMIA Y POST PANDEMIA

Autores

  • Bernardo Muñoz Aguilar

Palavras-chave:

Turismo sustentável. Pandemia e pós-pandemia. Turismo naranja. Ecologia profunda. América Latina. Construtos a partir do SUL.

Resumo

Este artigo trata dos distintos tipos de turismo antes da pandemia do COVID19 e explica como deberá ser reformulado este numa nova era, quando o turismo será chamado para construir novas pontes em um novo mundo. Um turismo que demanda mais pelos visitantes e com maiores demandas por parte dos visitados e dos territórios que estarão sujeitos a tal demanda. O mundo necesita de um novo turismo, uma nova oferta com maior valor até as pessoas e a Pachamama e que essa indústria se torne realmente uma indústria limpa, de ócio recreativo, que responda às grandes somas de dinheiro que maneja a indústria internacional, somente abaixo da venda de armas e do que é proveniente do narcotráfico.  A economia criativa, ou economia Naranja, representa uma riqueza baseada no talento, na propriedade intelectual, na conectividade e na cultura de nossa região para aproveitar melhor os capitais culturais que trazemos e é a base do turismo naranja, que o Dr. Jordi Tresserras Juan cria e que se explicita no corpo deste artigo. Em síntese, o COVID19 gera o colapso da indústria do turismo maciço e separado da Pachamama, tal qual se o conheceu. Bifurcação e salto quântico. Todo o sistema anterior já não existe mais. Na será normal.

 

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Biografia do Autor

Bernardo Muñoz Aguilar

Antropólogo social. Investigador associado del CERU de la Universidad de São Paulo, Posdoctorante em la Universidad se Barcelona – Covenio SUR-SUR com el CERU y la Universidad de (Chile).

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Publicado

2020-09-03

Como Citar

Aguilar, B. M. (2020). LA EDUCACIÓN EN EL TURISMO O EL TURISMO CON EDUCACIÓN ANTES DE LA PANDEMIA, DURANTE LA PANDEMIA Y POST PANDEMIA. Cadernos CERU, 31(1), 126-147. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/174490