Notas etnográficas sobre a religiosidade na escola

  • Gabriela Abuhab Valente Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
  • Maria da Graça Setton Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Palavras-chave: religião, religiosidade, Brasil, escola pública, experiência etnográfica

Resumo

Este artigo relata uma pesquisa que visa identificar e analisar a presença/ ausência da religiosidade na escola pública a partir da observação de estratégias e mecanismos de socialização difusos. Com base em estudos sobre religiosidade e socialização, verificou-se que a religiosidade está presente na escola de forma velada e naturalizada, mesmo quando não há oferecimento da disciplina Ensino Religioso. Para alcançar o escopo pretendido, procedeu-se um estudo de caso em uma escola pública municipal na cidade de Santo André/SP. Utilizou-se um arsenal de recursos metodológicos inspirados na metodologia etnográfica, dentre eles, a observação de campo, questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Abuhab Valente, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Aluna de mestrado no programa de pós-graduação da FEUSP. Graduação em Pedagogia na mesma instituição.

Maria da Graça Setton, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Professora livre-docente da Faculdade de Educação da USP.
Como Citar
Valente, G., & Setton, M. da G. (1). Notas etnográficas sobre a religiosidade na escola. Cadernos CERU, 25(1), 179-196. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/89161
Seção
Dossiê Amazônia