Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Aprender com o imigrante: a produção Multi/Intercultural da diversidade em Portugal

Marcelo Alario Ennes

Resumo


Este artigo tem como objeto central de análise três publicações produzidas e divulgadas no âmbito do II Plano de Integração de Imigrantes cujo objetivo mais abrangente é promover o convívio e o diálogo com a diversidade cultural, religiosa e linguística. Objetivo principal do artigo é confrontar as publicações com as ideias que têm norteado o debate sobre a diversidade em suas versões multi/interculturais e, assim, contribuir para o aprofundamento de estudos sobre políticas de integração de imigrantes e gestão da diversidade. O artigo foi desenvolvido com base em revisão de literatura e fundamentação teórica, dados secundários publicados pela ONU e observação de campo nas cidades de Lisboa, desenvolvida durante a realização de meu estágio de pós-doutoral. A análise empreendida com base na discussão sobre multi/interculturalidade me permite dizer que as publicações não apresentam modelos prontos de integração e gestão da diversidade e, ao mesmo tempo, leva ao leitor a uma situação e, também, a um imigrante ideal com os quais o/a português/a pode aprender

Palavras-chave


imigração, interculturalidade, educação

Texto completo:

PDF

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.