O conceito de sobreculturalidade e os impasses relativistas entre os direitos humanos e a educação diferenciada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v31i1p194-205

Palavras-chave:

Educação Diferenciada, Direitos Humanos, Cultura , Sobreculturalidade

Resumo

O presente artigo discute a complexa situação do relativismo cultural dentro das linhas da Antropologia, dos direitos humanos e da educação diferenciada relacionados a culturas indígenas. O trabalho dá sugestões de atenuar consequências de certos impasses utilizando o conceito de sobreculturalidade proposto pelo autor deste artigo em sua tese doutoral, como ferramenta utilizada pela Educação Diferenciada, onde passa a ser entendida como o espaço no qual é favorecido o encontro dos diferentes, gerando a identificação e a interação com as diferenças, produzindo ou reproduzindo cultura ou transcultura. Para tanto, faremos um percurso histórico sobre os Direitos Humanos, relativizando por meio da Educação, ao mesmo tempo em que mostramos tal processo como elemento de reafirmação cultural e identitária, capaz de manter viva a cultura indígena que vem sendo sufocada e dizimada pela população em seu entorno com seus interesses políticos e econômicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel Valério Martins, Universidade de Salamanca

    Doutor em Antropologia pela Universidade de Salamanca-USAL na Espanha, Doutor em Educação pela Universidade de Burgos–UBU na Espanha e Pós-Doutor pelo Instituto Histórico Geográfico de Santa Catarina–IHGSC. E-mail: jjfadelino@hotmail.com e ORCID: 0000-0003-0777-9750

Referências

ANDER-EGG, E. Aproximaciones al problema de la cultura, como respuesta al problema de

la vida. Buenos Aires-México: Lumen Hymanitas, 2009.

APARÍCIO, J. M. Didáctica de las Ciencias Sociales: cuatro casos prácticos. in: M.M. Guerrero

(Coord.). Valladolid: Ediciones Seminario Iberoamericano de Descubrimientos e Cartografía,

APARÍCIO, J.M. Interculturalidad, Educación y Plurilinguismo en América Latina. Madrid: Pirámide, 2011.

APARÍCIO, J. M.; DELGADO, M. A. La Educación Intercultural en la Formación

Universitaria Europea y Latinoamericana.Segóvia: ITAMUT-FIFIED, 2014.

AUGÉ, M. O Antropólogo e o mundo global. Petrópolis: Vozes, 2014.

CALVO, T. B. Inmigración y multiculturalismo: ¿gangrena de la sociedad o enriquecimiento

mutuo? in: A. B. Bárrio, Antropologian Castilla y León e Iberoamerica, V. Emigración e

Integración cultural (p.30-51). Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2003.

ESPINA, Á. B. Antropología en Castilla y León e Iberoamérica, V. Emigración e Integración

Cultural. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2003.

ESTEVA, G. Autonomía y democracia radical: el tránsito de la tolerancia a la hospitalidad. in:

M. A. Barabas, Autonomías éticas y Conaculta – INAH, 1998.

FLEURI, R. M. O que significa Educação Intercultural. in: Educação para a diversidade e

cidadania. Florianópolis: Mover, NUP, 2009.

GARCÍA, E. G. Bartolomé de las Casas y los Derechos Humanos. in: M. M. Mendez, Los

derechos humanos en su origen. La República Dominicana y Antón de Montesinos (p. 81-114).

Salamanca: San Esteban, 2003.

GARCÍA, G. A. El hombre. Salamanca: Sígueme, 2009.

MALINOWSKI, B. Argonautas do Pacífico Ocidental: um relato do empreendimento e da

aventura dos nativosnos arquipelágos da Nova Guiné melanésia. São Paulo: Abril Cultural, 1976.

MARTINS, D. V.A intraculturalidade nas comunidades indigenas da Região Metropolitana

de Fortaleza - Ce-Brasil: Caminho para o desenvolvimento e sobreculturalidade. Salamanca:

Ediciones Vitor, 2016.

NOVAES, R. R.; LIMA, R. K. Antropologia e Direitos Humanos. Niterói: Eduff, 2001.

POZZER, A. Educação e Interculturalidade: conhecimentos, saberes e práticas descoloniais.

Blumenau: Edifurb, 2014.

RAMOS, A. R. Cutting through state and class sources. Austin: University of Texas Press,

SCHADEN, E. Aculturação indígena. São Paulo: EDUSP, 1969.

SCHADEN, E. Leituras de Etnologia Brasileira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.

SEGATO, R. L. Antropologia e Direitos Humanos, Alteridade e ética no movimento de

expansão dos direitos universais. Brasília: Mana, 2006.

SOUSA, R. S. Direitos humanos através da história recente em uma perspectiva antropológica. In: R. R. Novaes;R. K. Lima, Antropologia e Direitos Humanos (p.47-61). Niterói: Eduff, 2001.

TAVARES, F.C. Direitos humanos e diversidade cultural: adignidade humana entre o universalismo e o relativismo. Fortaleza: CONPEDI,2010.

Downloads

Publicado

2020-09-03

Como Citar

O conceito de sobreculturalidade e os impasses relativistas entre os direitos humanos e a educação diferenciada. (2020). Cadernos CERU, 31(1), 194-205. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v31i1p194-205