O direito à cidade e os enredos pós-modernos de um projeto social dirigido a jovens moradores da metrópole paulistana: um estudo sobre o Programa “Jovens Urbanos”

Autores

  • Aline Andrade Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
  • Flávia Schilling Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i1p137-152

Palavras-chave:

jovens, cidade de São Paulo, periferias urbanas, projeto social, circulação

Resumo

Este artigo trata dos contornos teóricos que fundamentam um projeto social dirigido a jovens moradores da metrópole de São Paulo denominado “Programa Jovens Urbanos”. Um dos principais objetivos expresso pelo Programa é ampliar e qualificar as possibilidades de circulação dos jovens na cidade, partindo-se do pressuposto de que jovens moradores de determinadas regiões da cidade – chamadas no Programa de periferias urbanas – são afetados por diferentes condições de exclusão, dentre elas a exclusão socioespacial. Interessa, nos limites deste artigo, problematizar a própria ideia de restrição da circulação: que saberes informam tais teses? Por que, afinal, haveria de se criar um empreendimento social que mobiliza uma gama de atores sociais (poder público, iniciativa privada, organizações comunitárias e os próprios jovens moradores dessas regiões, cuja identidade mais reconhecida é aquela que se apresenta nas drásticas estatísticas da vulnerabilidade social) para fazer o jovem circular fisicamente na cidade, movimentar-se em seus espaços? Diante disso, torna-se necessário reconhecer o ponto de vista assumido pelo projeto social, identificando em quais campos teóricos se instalam suas afirmações e proposições e, no diálogo com as ideias mapeadas, identificar possibilidades de leitura, lentes pelas quais se possam ver, interpretar e registrar os desafios da metrópole.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline Andrade, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Mestranda pela Faculdade de Educação da USP, Coordenadora de Projetos na Diagonal Empreendimentos e
    Gestão de Negócios. 

  • Flávia Schilling, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Livre-Docente, Professora Associada da Faculdade de Educação da USP.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade das relações humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

DELEUZE, G. Post-scriptum Sobre as Sociedades de Controle. In: Conversações.Rio de Janeiro: Ed 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. e GUATTARI, Felix. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia. Rio deJaneiro: Ed. 34, 1997.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert e RABINOW, Paul. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio deJaneiro: Forense Universitária, 1995.

FOUCAULT, Michel. Poder e saber. In: Ditos e Escritos. Estratégia, Saber, Poder. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

GUARÁ, Isa Maria Ferreira da Rosa. (org.). Juventudes Urbanas. São Paulo: Cadernos Cenpec,2008.

GUATTARI, Felix. As Três Ecologias. Campinas: Ed. Papirus, 1990.

GUATTARI, Felix. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Ed. 34, 1992.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. 21ª ed. São Paulo: Loyola, 2012.

KUMAR, Krishan. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna: novas teorias sobre o mundocontemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

LEFÈBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Editora Moraes, 1991.

LEFÈBVRE, Henri. The production of space. Oxford: Blackwell, 1995. LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

MASSEY, Doreen. Um sentido global do lugar. In: ARANTES, Antonio A. (Org). O espaço dadiferença.Campinas: Papirus, 2000.

SANTOS, Wagner (org.). Jovens Urbanos: sistematização de uma metodologia. São Paulo: CENPEC, 2008.SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura na Argentina. Riode Janeiro: Editora UFRJ, 2006.

TELLES, Vera. & CABANES, Robert. (org.). Nas tramas da cidade: trajetórias urbanas e seusterritórios. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

O direito à cidade e os enredos pós-modernos de um projeto social dirigido a jovens moradores da metrópole paulistana: um estudo sobre o Programa “Jovens Urbanos”. (2014). Cadernos CERU, 25(1), 137-152. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v25i1p137-152