Trabalho e sociabilidade urbana: motoristas e condutores de bondes em Manaus, 1899-1927

Autores

  • Dhyene Vieira dos Santos UFAM

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v29i2p%25p

Resumo

O presente trabalho procura investigar e analisar as múltiplas dimensões do universo dos motoristas e condutores de bondes na cidade de Manaus, no período compreendido entre os anos de 1899 a 1927. Inquirimos sobre suas condições de vida, de trabalho e de organização, buscando assim descobrir em que medida os processos de dominação e resistência desenvolvidos no cenário da cidade propiciaram a esses trabalhadores apresentar soluções originais aos problemas que lhes eram postos ao longo do tempo. A necessidade de conhecer esse universo urbano se dá, em especial, porque, atuando como sujeitos históricos concretos, esses trabalhadores, construtores anônimos do tão propalado progresso material da cidade durante o “período da borracha”, não lograram a devida atenção da historiografia regional. E, assim sendo, não se registraram apropriadamente os seus anseios não contemplados, sua vontade política foi desconsiderada, seus protestos, greves e reivindicações foram sistematicamente ignorados. Entretanto, sua presença na cidade esteve longe de ter sido insignificante ou passiva. Nesse sentido, concentramo-nos nas mobilizações paredistas e na sociabilidade desses sujeitos, evidenciando alguns aspectos de suas atividades políticas e das relações sociais de produção a que se viram submetidos.

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Biografia do Autor

  • Dhyene Vieira dos Santos, UFAM

    Mestranda em História Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), cumprindo período de Mobilidade Acadêmica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no âmbito do PROCAD/CAPES – Trabalho, Cultura e Cidade.

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Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

Trabalho e sociabilidade urbana: motoristas e condutores de bondes em Manaus, 1899-1927. (2018). Cadernos CERU, 29(2). https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v29i2p%p