Narco-cenários latino-americanos: a busca por modos de identificação

Autores

  • Larissa Santos Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Rayssa Mendes Universidade de São Paulo. Cinema, Geopolítica e Relações Internacionais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2675-7265.v1i1p16-33

Palavras-chave:

narcotráfico, cinema, violência, América Latina

Resumo

O cinema é uma importante ferramenta para atribuição de significados e construção de identidades, para o bem e para o mal. No presente artigo, a partir de diferentes lentes cinematográficas, propomos analisar a construção da identidade latino-americana e alguns dos estigmas e mazelas sociais que herda de seu passado colonial e sua consequente posição marginal na divisão internacional do trabalho. Tal análise virá sobretudo por meio de uma reflexão sobre os narco-cenários produzidos pelo cinema hegemônico. Na primeira parte, abordaremos aspectos do conteúdo ideológico que tem produzido historicamente uma violência simbólica contra as nações latino-americanas, construindo e reforçando estereótipos. Na segunda parte, adentraremos à cadeia de relações econômicas que sustenta esse tipo de produção e que, como veremos adiante, na terceira parte, encontra respaldo no discurso e nas políticas de Guerra às Drogas, promovida por governos estadunidenses e que gera consequências devastadoras para a região. Na última parte, traremos a abordagem das produções cinematográficas não-hegemônicas, que têm proposto, nos últimos anos, problematizar e repensar os narco-cenários e a própria narco-economia.

Biografia do Autor

  • Larissa Santos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Larissa Santos é graduada em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente cursa a licenciatura em Geografia na USP e é coordenadora acadêmica do CineGRI (Cinema, Geopolítica e Relações Internacionais) no Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da USP (NUPRI).

  • Rayssa Mendes, Universidade de São Paulo. Cinema, Geopolítica e Relações Internacionais

    Rayssa Mendes é graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP) e em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pela qual também é mestre em Ciências Sociais. Atualmente é coordenadora acadêmica do CineGRI (Cinema, Geopolítica e Relações Internacionais) no Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da USP (NUPRI).

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Publicado

2020-09-10