Foco e Escopo

A revista Cadernos de Língua e Literatura Hebraica, destinada à comunidade científica, tem como objetivo incluir todos os elementos que constituem o vasto arco dos estudos acadêmicos judaicos e hebraicos, desde a sua origem, que passa pela Antiguidade no Oriente Médio, até as mais recônditas diásporas judaicas do mundo contemporâneo. São contempladas as áreas de estudos literários e lingüísticos, história, filosofia, sociologia, antropologia, estudos religiosos, estudos do antissemitismo e crítica de arte. Os artigos são submetidos à avaliação de pareceristas nomeados ad hoc, normalmente membros da Comissão Cientifica da revista. São aceitos para consideração artigos originais e também resenhas de livro que digam respeito ao escopo da revista.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os avaliadores que fazem parte da comissão científica da revista são membros da comunidade acadêmica brasileira e internacional, e todas as especialidades dos estudos judaicos são contempladas por esta comissão. Normalmente os textos apresentados para publicação são submetidos à avaliação por dois pareceristas. Os critérios usados para a avaliação são, primeiramente, a originalidade e o valor científico do artigo em questão e, em segundo lugar, sua relevância para o avanço científico na área à qual se referem. O tempo padrão para a conclusão de uma avaliação é de 60 dias, e os princípios para o recrutamento de avaliadores são a sua reputação e as contribuições por eles oferecidas na área em apreço.

Periodicidade

Anual.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.