El Apellido Judío como Marcador de Identidad

Autores

  • Damian Dzienciarsky Universidade de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2015.108759

Palavras-chave:

Hebraico, Etnolinguística, Judaísmo, Identidade

Resumo

O nome, além de ser uma designação ou denominação oral que se dá a uma pessoa, é uma ferramenta identificatória. A utilização do nome garante, de certa forma, a preservação da identidade. Os sobrenomes não são apenas palavras, eles escondem, também, diversos significados.

A Bíblia, o Talmud e os demais textos judaicos, foram fontes de nomes e sobrenomes. Entretanto, concretamente, somente nos séculos X e XI os sobrenomes, por diferentes motivos, começaram a propagar-se dentro do povo judeu.

Este trabalho analisa o sobrenome seguindo os passos da história. A fundamentação metodológica deste artigo está baseada em uma análise histórica diacrônica da adoção de sobrenomes pela população europeia em geral e judaica em particular.

É estudada a situação dos sobrenomes e sua consolidação na Idade Média, tratando a situação dos judeus sefardis e asquenazis separadamente.  É investigado o sobrenome na época do Iluminismo destacando a origem do nome “Polônia” e a identidade judaica.

Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre os processos que desencadearam e geraram os diferentes sobrenomes judaicos através dos tempos, marcando e definindo a identidade judaica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2016-03-09

Edição

Seção

LÍNGUA HEBRAICA

Como Citar

Dzienciarsky, D. (2016). El Apellido Judío como Marcador de Identidad. Cadernos De Língua E Literatura Hebraica, 13, 19. https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2015.108759